Vigilância Epidemiológica investiga surto de coronavírus em empresa da cidade

em Cidade/Destaques por

Dando continuidade aos trabalhos de prevenção e orientação quanto às formas de contágio por coronavírus, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica realiza frequentemente visitas e contatos telefônicos junto a todas as empresas que não estão com as atividades suspensas.
Em parceria com a Vigilância Sanitária, são divulgados protocolos específicos contendo normas para, entre outras coisas:
*AFASTAMENTO DE FUNCIONÁRIOS CLASSIFICADOS COMO GRUPO DE RISCO;
*UTILIZAÇÃO DE EPIs;
*ACATAMENTO DE ORDENS DAS EQUIPES DE SAÚDE PARA ISOLAMENTO DOMICILIAR, QUANDO FUNCIONÁRIO FOR CONSIDERADO CASO SUSPEITO.
Este trabalho conta ainda com a integração às Equipes de Estratégia de Saúde da Família (através das UBSs) que, ao identificar casos suspeitos, auxiliam no rastreamento de outras pessoas que tenham tido contato e possam ter contraído o vírus.
Neste contexto, na semana passada, entre os dias 08,09 e 10 de julho, foram identificados 2 casos de Covid-19 que sugeriam a contaminação no local de trabalho, comum entre os dois pacientes.
A partir daí, a empresa onde estes pacientes trabalham foi comunicada e recebeu todas as orientações de acordo com os critérios oficiais da Secretaria de Estado de Saúde e comprometeu-se a testar todos os seus colaboradores.
De acordo com as informações da Vigilância Epidemiológica, a empresa em questão tem, ao todo, 28 (vinte e oito) funcionários, dos quais 6 (seis) testaram positivo para covid-19 e 3 (três) aguardam contraprova, pois o resultado foi indeterminado.
Assim sendo, pelos critérios de estudo epidemiológico, a investigação sugere a ocorrência de um surto no local. Entretanto, ainda não é possível afirmar que todos os pacientes tenham contraído o vírus no ambiente de trabalho compartilhado. As determinações de afastamento seguem os termos da Nota Técnica nº 61, disponível no site: http://coronavirus.saude.mg.gov.br/images/profissionais-e-gestores/06-07-NotaTecnica-N61.pdf .
Os pacientes confirmados passam bem e encontram-se em isolamento domiciliar, sob monitoramento das Equipes de Saúde e do Setor de Epidemiologia.

A Administração Municipal pede a todos os munícipes, especialmente aqueles estão em regime de trabalho presencial, que redobrem os cuidados para evitar a disseminação do Coronavírus.
Aos empresários e proprietários de estabelecimentos comerciais, reiteramos que mantenham atenção às orientações da fiscalização municipal, da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*