A Administração Municipal estabeleceu hoje (14) novas regras para o exercício das atividades religiosas em Carandaí.
A medida veio justamente na semana em que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), escreveu uma mensagem no Twitter dizendo que o estado passará pelo pico da curva de casos de covid-19 .
Sem especificar detalhes sobre previsão, Zema disse que esteve em reunião com o comitê sobre o novo coronavírus e é o momento de redobrar o alerta.
De acordo com o consórcio de veículos de imprensa , Minas Gerais tem até hoje mais de 75 mil casos oficiais de covid-19 e 1.576 mortes. Há uma semana, no dia 5 de julho, eram 58.283 registros da doença e 1.201 óbitos no estado. Em um mês, o número de casos positivos de coronavírus quadruplicou. Romeu Zema disse que é hora de os mineiros redobrarem o alerta.
“Será o momento em que os leitos hospitalares estarão mais ocupados, hora do sistema de saúde mais demandado. Todos precisam fazer sua parte, isolamento para quem pode, o distanciamento, o uso da máscara e as medidas de higienização”, disse.
Conforme já divulgado, o Município aderiu ao Plano Minas Consciente para retomada gradual de atividades econômicas, entretanto, neste programa do Governo Estadual de Minas Gerais, não estavam contempladas reuniões e celebrações de segmentos religiosos.
Diante da ausência de regulamentação e pensando em critérios objetivos que possibilitem o trabalho da fiscalização municipal e não prejudiquem o desempenho exemplar no enfrentamento à pandemia do coronavírus pela Secretaria de Saúde, a prefeitura solicitou a todas as lideranças da cidade que informassem a área (m²) disponível para as reuniões.
Após análise, ouvido o setor de epidemiologia, foi editado o Decreto nº 5259/2020, que segue abaixo:
Além de todos os cuidados recomendados pela organização mundial de saúde, que estão previstos no artigo 1º do referido decreto, os representantes das instituições religiosas assinaram um Termo de Compromisso com as seguintes obrigações:
1)Permitir e não embaraçar o trabalho da fiscalização municipal, enviando quinzenalmente, por e-mail ou ofício, à Diretoria de Administração Tributária e Projetos o cronograma de realização dos cultos, reuniões e celebrações, com os respectivos horários.
2)Contribuir para redução da disseminação do coronavírus em nosso Município, colaborando com a divulgação das informações oficiais da Secretaria Municipal de Saúde.
3)Sempre que solicitado, firmar parcerias com a Secretaria de Saúde, inclusive através das Unidades Básicas de Saúde, para realização de ações de enfrentamento e conscientização.
*Todos os decretos referentes ao enfrentamento à pandemia são publicados no Diário Oficial Eletrônico do Município de Carandaí.
CLIQUE AQUI E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK