Secretaria de Saúde de Barroso foi orientada a não divulgar casos de Covid por bairros

em Destaques/Região por

Questionada pelos jornalistas Bruno Ferreira e Ricardo Arruda, ao vivo na Rádio Atrativa FM, a Secretaria de Saúde de Barroso, através da Secretária Sandra Dutra, disse que foram orientados a não divulgar os casos de Covid-19 por bairros em Barroso.

De acordo com Sandra, a recomendação da Gerência Regional de Saúde para as cidades menores é que elas tenham o domínio dessa informação para elaborarem ações de enfrentamento e controle. ” Os polos Micro (São João del Rei) e Macro (Barbacena) fazem a divulgação, mas a recomendação para as cidades menores é diferente”, diz Sandra que acredita que em municípios menores essa questão quebraria o sigilo do (s) paciente (s).

Em consulta pública realizada ao vivo no programa do apresentador Ricardo Arruda dezenas de ouvintes barrosenses se posicionaram favorável a divulgação dos casos por bairros, mas a Prefeitura de Barroso optou por não fazer a divulgação.

Em São João, como citou Sandra, a divulgação acontece por bairros e todos os dias o Boletim Epidemiológico traz caso a caso por bairros da cidade histórica. Em Barroso, são informados idade e sexo dos pacientes que contraíram o vírus.
Fonte: Barrosoemdia

1 Comments

  1. Discordo plenamente da secretária em questão. A princípio ela relata que é uma recomendação da GRS, mas logo em seguida diz que na sua opinião a divulgação dos dados por bairro poderia quebrar o sigilo…Ahhh pelo amor de Deus, que hipocrisia.
    Cidade pequena todos sabem da vida de todos, e não é por aí não.
    Carandaí e Barroso estão a cada dia crescendo seus números de casos positivos, tudo isso por falha no combate, é evidente que existe algo errado, e um dos fatores e não saber em qual bairro ou região há um predomínio dos casos positivos.
    Quando é sabido o local, fica bem mais fácil acompanhar e cobrar o isolamento dos pacientes, com certeza a população local vai ajudar neste controle.
    Agora disse que é a GRS, se fosse essa a recomendação nem São João del rei nem Barbacena estariam divulgando os casos por bairros.
    Escutem a voz do povo… Parabéns aos jornalistas por levantarem tal questionamento.
    Sugiro que seja feito o mesmo em Carandaí e verão se o resultado não será o mesmo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*