PREFEITURA DE CARANDAÍ DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA

em Cidade/Destaques por

A Prefeitura Municipal DECRETA situação de emergência em saúde pública no Município de Carandaí em razão da disseminação de doença infecciosa viral respiratória – COVID-19, causada pelo agente Novo Coronavírus

Aconteceu na manhã desta terça feira (17/03) uma reunião de alinhamento com a equipe de governo para definir sobre medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo Coronavirus (COVID-19) e a criação do Comitê Municipal do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19.

A equipe discutiu sobre a nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde que orienta profissionais das equipes de Atenção Primária à Saúde sobre o manejo clínico e cuidados com o Coronavírus.

Informamos que até a presente data, não dispomos de nenhum caso suspeito em nosso município.
O Coronavírus (COVID-19)
é uma família de vírus que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais que geralmente causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhante a um resfriado comum. Alguns podem causar síndromes respiratórias graves como a síndrome respiratória aguda grave (SARS). Os primeiros casos do novo Coronavirus ocorreram em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan na China.
O coronavirus tem um período de incubação em média de 5 dias, podendo chegar ate 14 dias. A transmissibilidade dos pacientes infectados é em média de sete dias após o início dos sintomas, no entanto, pode ocorrer transmissão até mesmo de pacientes sem sintomas. Essa transmissão se dá por meio de contato próximo pessoa a pessoa, a partir de secreções respiratórias.

O diagnóstico se dá através do quadro clínico inicial da doença que é caracterizado como síndrome gripal. O diagnóstico depende da investigação clínico-epidemiológica, exame físico e laboratorial. Os pacientes com sintomas serão questionados sobre histórico de viagens para o exterior, ou para áreas com casos suspeitos ou confirmados, ou contatos próximos de pessoas que sejam casos suspeitos ou casos confirmados.

Os principais sintomas são:
Febre, tosse e
Dificuldade para respirar.

As medidas de prevenção que devem ser adotadas nesse momento são
reforçar os hábitos de higienização, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou adotar o uso de álcool em gel 70%.

É importante evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas; evitar contato próximo (menos de um metro de distância) com pessoas que apresentem sintomas respiratórios, cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar com a parte interna do cotovelo. Fazer a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência.

Caso o indivíduo esteja doente, a recomendação é FICAR EM CASA, procure a unidade de saúde apenas em casos de urgência e emergência, ou casos com pioras significativas dos sintomas como falta de ar por exemplo, evite ambientes com aglomerações de pessoas como feiras, shows, reuniões e outros.
É tempo de cuidar da sua saúde, outra coisa pode esperar!

A equipe de saúde do nosso município está devidamente orientada a prestar assistência técnica a casos suspeitos que possam aparecer.

Estiveram presentes na reunião:
Chefe de Gabinete – Rogério Bertolin
Secretário de Saúde – Denilson Hermes
Secretário da Educação – Marcelo Wagner
Supervisor do Departamento de Assistência Social – Junior Teixeira
Coordenadora da Atenção Básica – ludmila Dornelas
Representante da Defesa Civil de Carandaí – Levindo Costa (Dodô)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*