A possibilidade de flexibilização do comércio em Carandaí na semana dos dia das mães foi descartada.
A afirmação foi feita pelo secretário de saúde do município e logo após confirmada pelo prefeito Vasiquinho após questionamento da nossa equipe de reportagem na manhã desta Quarta(6).
Seguindo as orientações da regional, onde cidades como Conselheiro Lafaiete e Barbacena também deverão ter seus comércios com a porta fechada, o prefeito de Carandaí disse que entende o momento difícil que os comerciantes vivem, porém após conversas com prefeitos de cidades vizinhas, médicos e representantes do Ministério público através de vídeo conferência, os mesmos decidiram não flexibilizar a abertura do comércio na semana que antecede o dia das mães.
Segundo o prefeito, o pico da contaminação que era previsto para o mês de Maio já está acontecendo e a decisão foi baseada em um ato de responsabilidade com o objetivo de preservar vidas.
Ainda segundo o prefeito, a situação é preocupante, uma vez que casos confirmados e óbitos já começam a aumentar na região e não há suporte para atendimento caso o vírus se alastre.
“ Temos que agir com responsabilidade agora e pensar primeiramente nas vidas, a nossa macro região de saúde atende 800 mil pessoas entre todas as cidades vizinhas e de acordo com a conversa com as autoridades de saúde por vídeo conferencia , a regional tem hoje apenas 31 leitos”, disse o prefeito.
O prefeito disse também que deverá ter uma nova reunião com o conselho de pastores e com o membros da CDL na tarde de hoje.
Ainda durante a conversa, o prefeito Vasiquinho disse que enviou ofícios a prefeitos de cidades da região pedindo a compreensão , uma vez que pessoas de cidades vizinhas, principalmente as que não tem agências da Caixa estão vindo para Carandaí, registrando aglomerações cada vez maiores na porta da agência bancária.