Mais de vinte mil carandaienses devem ir novamente as urnas no próximo Domingo (31) e as urnas para o pleito eleitoral já estão no município.
Segundo Thiago Esteves, chefe do cartório eleitoral do município, 20.419 carandaienses estão aptos a votar e as 62 urnas eletrônicas já estão no município, além de outras 7 reservas caso algum equipamento apresente defeito.
O pleito também contará com a colaboração de 248 mesários já treinados e aptos para o dia de votação.
Os eleitores irão as urnas para definirem o próximo presidente do Brasil.
O eleitor deve ficar atento para algumas mudanças em zonas eleitorais em Carandaí este ano.
As seções 42 e 43 que eram na escola de Herculano pena foram pra escola municipal Sebastião Patruz de Souza no bairro vale verde.
As seções da escola 51 e 95 de Hermilo Alves foram pro salão comunitário do mesmo bairro.
As sessões 50 e 89 também de hermilo Alves passam a funcionar na ubs do mesmo bairro .
E a seção 40 da comunidade do Chuí que funcionava na escola municipal irá para o salão comunitário do mesmo bairro.
Ainda segundo o chefe do cartório eleitoral, no mesmo dia, os eleitores já terão conhecimento do resultado das eleições.
O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais.
Ainda segundo o chefe do cartório eleitoral, a seção 101 da Escola Bias fortes será agora dentro do prédio e não mais na quadra como foi no primeiro turno.Ele afirmou ainda que um plano com a defesa civil do município foi elaborado caso haja tempestades no dia da votação e a Cemig também deve criar um gabinete de crise para garantir a energia durante o processo eleitoral
Uso de Celular:
É proibido usar celular na cabine no momento da votação. É bom lembrar que nunca foi permitido o uso do aparelho durante a escolha dos candidatos; mas, este ano, a novidade é que o celular precisará ser deixado com o mesário da seção, mesmo que esteja desligado.
O eleitor que tiver biometria coletada pela Justiça Eleitoral pode continuar usando o e-título pelo celular, que será apresentado ao mesário. Quem não tiver, pode levar o título impresso, para ter informações como zona e seção eleitoral. Mas o que não pode faltar é um documento oficial com foto.