Desmoronamento em obra ao lado provoca esvaziamento do hospital de campanha em Lafaiete

em Destaques/Região por

O desmoronamento de uma obra provocou a completa interdição da estrutura de campanha montada nas dependências do hospital São Camilo, em Conselheiro Lafaiete, exclusivamente para tratamento de pacientes de COVID-19. O acidente ocorreu no início da noite desta terça-feira (22/09) e demandou uma orça-tarefa para transferir os pacientes internados para o Hospital e Maternidade São José, que dispõe de leitos de UTI específicos para vítimas do novo coronavírus.

Obra é ao lado do hospital e de uma clínica radiológicaDeslizamento deixou hospital sem energiaA reportagem do Portal de Notícias Fato Real esteve no local e ouviu a secretária municipal de Saúde, Rita de Kássia Silva Melo. Segundo ela, a obra, executada num terreno ao lado do hospital de campanha, estava encoberta por um tapume e não se tinha noção do tamanho da intervenção que ocorria no local: “Os fundos do hospital dão para essa obra e correspondem justamente ao espaço onde está o CTI, também blindado e vedado por uma divisória reforçada com vidro jateado para bloquear a ventilação externa. Assim, os funcionários não tinham a menor ideia do tamanho nem das condições da obra no terreno vizinho. Com a chuva das últimas horas, um barranco cedeu arrastando o poste de luz e comprometendo o funcionamento do nosso hospital. Tomamos toda a cautela, acionamos a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Também contatamos os proprietários da obra e o engenheiro responsável pra nos dizerem o que originou este acidente”.

O deslizamento de terra atingiu o sistema de energia e a rede elétrica do hospital de campanha, afetando o gerador que não acionou o sistema próprio de fornecimento de energia elétrica.

Conforme relatos colhidos por Rita de Kassia, por volta das cinco da tarde a equipe do hospital de campanha começou a ouvir um barulho ininterrupto que se tornou mais intenso por volta das 18h20, quando a Secretaria de Saúde foi acionada. A secretária se dirigiu imediatamente ao local após alertar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Foi constatado o desmoronamento, que arrancou o padrão de luz do hospital. Acionada, a CEMIG confirmou o comprometimento do padrão e o gerador de energia precisou ser imediatamente ativado.

Pacientes

Nenhum paciente ficou feridoNa hora do acidente, havia um paciente internado na UTI e outros oito em recuperação nos leitos clínicos: “Concluímos, em deliberação com o prefeito municipal, que tínhamos, naquele momento, a responsabilidade de transferi-los todos para o hospital São José, que contava até então com apenas dois pacientes no CTI e um em leito clínico, dispondo, portanto, da estrutura física necessária para abrigar os transferidos do hospital de campanha por alguns dias. A equipe de profissionais do hospital de campanha irá se juntar ao corpo clínico do São José e continuará assistindo os pacientes. Fizemos a transferência por precaução, porque não se podem prever danos ainda mais graves e um novo desabamento poderia oferecer risco ainda maior às instalações do nosso hospital de campanha’.

Conforme avaliação inicial, o prédio do hospital está preservado e apenas o padrão de luz foi afetado. A queda do poste, que ficava do lado de fora da clínica radiológica, não deixou feridos. Técnicos devem retornar ao local na manhã desta quarta-feira para fazer uma avaliação minuciosa da situação.
com informações do Fato Real

Confira o vídeo da situação no local:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*