Depois da reforma política aprovada no Congresso e sancionada pela Presidente Dilma Rousseff esfriou o clima de acordos nos bastidores da política em Carandaí.
O prazo final para filiações se encerra em 02 de Abril de 2016, o período de propaganda eleitoral será apenas de 45 dias. O programa eleitoral também terá novas regras, um tempo menor no programa diário de rádio e tv.
As novidades de momento que chegam a nossa redação é a criação de uma nova comissão provisória do Partido Verde (PV) 43, a legenda possui como presidente em Carandaí, o Sr. Moedes Henriques Pereira, que possui forte ligação com Dr. Moacir Tostes, principal lideranças dos Mandruvás. O Partido Verde em Carandaí deve compor uma futura coligação liderada por Dr. Moacir, já que o ex-prefeito não conseguiu segurar o PPS 23 sobre seu controle junto a Executiva Estadual, Dr Moacir ainda possui o PSDB sob o seu controle e o PSC (Partido Social Cristão) que está com Dr.Israel.
O Partido Verde foi destaque nacional nas eleições de 2014 ao defender através do seu candidato a Presidência da República o Médico Eduardo Jorge indo a favor de temas como Legalização das Drogas e o Aborto. Sobre a Legalização das drogas no debate da TV Band Eduardo Jorge (PV) disse: “Vai ter um efeito positivo, porque nós vamos poder esvaziar grande parte das penitenciárias, vamos liberar as polícias para ir atrás dos crimes realmente perigosos e vamos tratar de apoiar as pessoas que precisam de nosso apoio para não usar as drogas psicoativas”, afirmou o candidato sobre sua proposta de legalização, com regulação, das drogas. A respeito do aborto o Candidato a Presidência da República pelo PV Eduardo Jorge afirmou que a legislação [em relação ao aborto] é cruel. Ela coloca 800 mil mulheres à própria sorte, procurando clínicas clandestinas e morrendo ou ficando com seqüelas, por essa razão o PV, defende a ampliação do aborto as mulheres.
Além do PV (Partido Verde), o PR (Partido da República) o 22, que tem na presidência o atual Prefeito de Carandaí “Professor Pelé”, segundo informações não oficiais, o PR quase foi destinado a outro grupo político da cidade. Uma fonte ligada à executiva estadual do PR em Minas me afirmou que a legenda só não foi repassada para o outro grupo, pois Professor Pelé teria afirmado junto às lideranças regionais do partido que ele iria tentar a reeleição em 2016. Diante da afirmativa de Professor Pelé tentar a reeleição a executiva estadual decidiu em deixar a legenda com ele na presidência.
A possível chapa especulada seria formada pelos pré-candidatos: Professor Pelé(PR) e Cor Jesus de Vice.
Outra chapa especulada seria formada pelos Canarinhos que também são pré-candidatos: Vasiquinho da Saúde (PSD) e o ex-vereador Tatá (PRB).
No lado dos mandruvás também segue uma indefinição e as especulações dão conta que uma possível chapa seria lançada pelos pré-candidatos: Dr. Moacir Tostes (PSDB) e Dr. Israel (PSC) a vice.
Já os pré-candidatos Clairton Dutra, o Kiko(PSB) formaria uma chapa com Welington Professor de vice.
Ainda não temos informações de bastidores a respeito do posicionamento do PT nas eleições de 2016, o partido tem exigido duas secretarias para apoiar uma chapa. Todas as informações acima não são oficiais, apenas de bastidores. O certo é que saberemos quem serão os candidatos realmente no dia 05 de Agosto de 2016 quando inicia a disputa de mais um pleito municipal.
Texto de Opinião e não representa a do Carandaionline: Junior Ferreira é Radialista e apresentador do seu programa que vai ao ar pela Rádio Alternativa de Segunda a Sexta