Comissão Processante denuncia prefeito da região por suspeita de desvio de R$ 1,2 milhão
O prefeito de Ressaquinha, Dr Manoel (PSL), foi denunciado e está sendo investigado após concluído relatório de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada pela Câmara Municipal da cidade. A CPI foi instalada depois que ganhou força a suspeita de desvios de pouco mais de R$ 1,2 milhão dos cofres públicos do município.
Há suspeita de desvio de verbas da cidade. Foto: Redes sociais/Prefeitura de Ressaquinha
Após a conclusão dos trabalhos da CPI, a Câmara formou uma Comissão Processante – CP, que tem até 90 dias para encerrar os trabalhos de investigações. Os nove vereadores que integram a Casa Legislativa votaram favoráveis à abertura da CP. De acordo com o relatório, os desvios ocorreram entre os anos de 2017 e 2020 e o montante é de R $1.246.760. Os vereadores apontam que “o prefeito incorre em alguns crimes de responsabilidade e por esses motivos deve perder o mandato. Entre eles, está o fato de ter cedido ilegalmente à tesoureira do município o token digital e a senha das contas bancárias da prefeitura e ainda ter sido omisso na sua obrigação de fiscalizar as movimentações financeiras, o que, certamente, contribuíram para que os desvios dos recursos tivessem ocorrido”, enfatizam os vereadores, na denúncia.
Se a Comissão Processante concluir pelo pedido de afastamento do prefeito e a medida for acatada pela maioria, ele pode perder o mandato e os direitos políticos por oito anos.
Fonte: Barbacena Online