A Prefeitura de Carandaí, informou na manhã desta Sexta-feira (18) que foi implantada na APAE do municipio,o Serviço Social , sob a responsabilidade da assistente social Francilaine Nunes Araújo Melo, com o objetivo de inserir o trabalho social com as famílias de usuários da APAE, além de ser a referência técnica no Setor de Assistência Social da entidade, dando uma nova configuração a relação usuário/família/instituição.
O profissional do Serviço Social na APAE atuará em suas atribuições gerais como na defesa e garantia dos direitos, na elaboração de relatórios, emissão de pareceres e estudos sociais, na realização de visitas domiciliares e institucionais, nas avaliações socioeconômicas, promovendo acolhida e orientação, além de encaminhamentos para a rede socioassistencial e as demais políticas públicas. Desenvolverá ainda, ações e campanhas socioeducativas junto às famílias e à comunidade, com o objetivo de debater sobre as questões da deficiência e promover soluções que beneficiem a inclusão. Propondo a construção de uma verdadeira prática inclusiva, onde cada sujeito é capaz de desenvolver suas potencialidades e habilidades, respeitando sempre a singularidade de cada indivíduo.
O atendimento na APAE terá início no dia 01 de abril de 2016 e será realizado de 13h às 17h, todas as segundas; terças e quintas-feiras.
A APAE de Carandaí, fundada em 20 de agosto de 2000, além de realizar atendimento clínico a entidade, mantém a Escola Especial Renascer, atendendo em média 70 (setenta) usuários – sendo 42 (quarenta e dois) alunos e quase 30 (trinta) atendimentos externos. Com a implantação do Serviço Social, a APAE vai ofertar novos serviços, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, todos em conformidade com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
Ainda segundo a Prefeitura,as realizações do trabalho social com as famílias e a oferta dos serviços assistenciais, vão possibilitar a APAE o certificado de entidade de assistência social, emitido pelo Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS de Carandaí. Esse certificado é de extrema importância para a instituição, sem ele é praticamente impossível fazer parcerias com instituições públicas ou privadas, receber recurso de emenda parlamentar, além do risco de perder outros importantes certificados.
* Foto: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal.