Animal abandonado precisou ser abatido e operação policial identificou autor

em Cidade/Destaques por

Um vídeo divulgado nas redes sociais causou grande comoção na cidade de Carandaí.
As imagens registraram o momento em que um cão foi cruelmente abandonado em uma praça local. A população se mobilizou e a Polícia Militar de Meio Ambiente em ação conjunta com a Polícia Civil iniciou uma investigação para apurar o ocorrido e responsabilizar o autor.
No último sábado, dia 27 , por volta das 00:37h, câmeras de segurança flagraram um caminhão do tipo “boiadeiro” estacionado em frente à Praça próximo ao poliesportivo.
Um homem desembarcou do veículo e dirigiu-se ao compartimento de carga, onde estava um cão. O homem tentou abrir o acesso para retirar o animal, mas foi interrompido pela passagem de um veículo. Após aguardar a passagem do carro, o homem abruptamente puxou o cão do compartimento, aparentemente amarrado pelo pescoço, e o lançou ao chão.
Em seguida, ele tentou puxar o animal pela corda, sem sucesso, e acabou erguendo-o pelo pescoço antes de abandoná-lo próximo a uma pequena capela na praça.
O vídeo viralizou rapidamente nas redes sociais, despertando indignação e revolta nos moradores da cidade. Diversas pessoas se manifestaram, compartilhando o vídeo e expressando sua consternação diante do ato de crueldade cometido contra o animal.
Após a identificação do caminhão e de seu condutor, equipes da Polícia Militar do Meio Ambiente e da Polícia Civil deslocaram-se até sua residência. Ao ser abordado, confirmou ser a pessoa no vídeo e admitiu ter deixado o cão na praça. No entanto, ele alegou que seu propósito era prestar socorro ao animal, afirmando tê-lo resgatado próximo a uma rodovia, onde o cão se encontrava em situação de risco.
Ele argumentou que não levou o animal para sua casa devido a restrições do contrato de aluguel e afirmou não ter pensado em acionar a polícia naquele momento.
As autoridades encaminharam o cão abandonado para os cuidados da ONG Amor Animal, que o levou a uma clínica veterinária em Conselheiro Lafaiete.
Devido à gravidade dos ferimentos, foi necessário realizar a eutanásia do animal. O laudo médico-veterinário constatou uma fratura de coluna em região de vértebra T11 e T10, evidenciando o intenso sofrimento pelo qual o cão passou antes de ser abandonado.
O autor foi multado pela Polícia Militar de Meio Ambiente com base no Decreto 47383/18, no valor de R$5.036,00, por deixar de socorrer o animal ferido e abandoná-lo na praça, o que resultou em sua morte. Ele também será processado criminalmente, tendo o Inquérito sido instaurado e com previsão de conclusão dos trabalhos em até 30 dias.
O caso de abandono do cão na praça de Carandaí sensibilizou a população, que não mediu esforços para denunciar o ato de crueldade. A rápida ação da Polícia Militar de Meio Ambiente e a comoção social demonstram a importância de proteger e garantir o bem-estar dos animais.
Infelizmente, mesmo com os esforços de resgate e atendimento veterinário, o cão não resistiu aos ferimentos. Espera-se que casos como esse sirvam de exemplo para que a sociedade repudie qualquer forma de maus-tratos aos animais.
É essencial que todos nós, como cidadãos conscientes, denunciemos qualquer situação de abuso ou abandono de animais, colaborando para a construção de uma sociedade mais humana e solidária. A proteção e o respeito aos animais são responsabilidades compartilhadas por todos nós.
Fonte e foto: Polícia Militar do Meio Ambiente

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*