Variante de Manaus chega à Lafaiete. Cinco pessoas foram contaminadas

em Destaques/Região por

Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, informou que realiza periodicamente o monitoramento genético do SARS-CoV-2, ou seja, avalia a circulação de novas variantes do vírus causador da Covid-19 no Estado de Minas. Atualmente, três variantes estão sob vigilância no Brasil.

 

A SES oficializou à Secretaria Municipal de Saúde, informando sobre algumas amostras provenientes de pacientes residentes em Conselheiro Lafaiete, sendo detectada a circulação do VOC P.1, “de Manaus, que pode estar associada à maior infectividade, tendo em vista o aumento rápido e expressivo do número de casos e óbitos pela doença em Manaus, a partir de dezembro de 2020”.

 

Imediatamente após recebimento do comunicado a Secretaria de Saúde iniciou os procedimentos definidos em Nota Técnica, que recomenda a investigação clínica e epidemiológica dos casos e a investigação laboratorial de potenciais contactantes de pacientes que foram positivos para alguma variante.

 

Em Lafaiete

 

Até esta terça-feira 1º de junho a SES já havia oficializado à Secretaria Municipal de Saúde, a circulação da “Variante de Manaus em cinco amostras provenientes de pacientes residentes em Conselheiro Lafaiete. Estas pessoas, casos confirmados, foram acompanhadas, monitoradas e estão em casa sem intercorrências.

 

Distanciamento social

 

Segundo a SES estes dados preliminares sugerem que a mobilidade humana representa um fator crucial para a dispersão do SARS-CoV-2 e das novas variantes, portanto o distanciamento social e medidas de restrições ainda continuam sendo essenciais para minimizar a circulação do vírus.

 

Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que é de fundamental que todos sigam os protocolos sanitários e mantenham os cuidados e evitem aglomerações, fazer o uso de máscara, manter distanciamento social e fazer a higienização constante das mãos.

 

Fonte: ASCOM/ Prefeitura de Lafaiete/Fato real

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*