15 PESSOAS DE CARANDAÍ JÁ TESTARAM POSITIVO PARA COVID APÓS A VACINA EM CARANDAÍ

em Cidade/Destaques por

Quinze cidadãos de Carandaí já testaram positivo para covid após tomar a vacina e alguns deles já tiveram inclusive a segunda dose do imunizante.

A informação foi confirmada pela secretaria municipal de saúde nesta terça (11) após questionamento da nossa equipe de reportagem.

Após a morte de cidadãos com covid que supostamente já teriam sido imunizados  com as duas doses, nossa equipe de reportagem entrou em contato com a secretaria de saúde para apurar os fatos.

Segundo a secretaria de saúde , alguns destes pacientes que faleceram chegaram inclusive a receber a segunda dose, mas o número de óbitos com os dois imunizantes não chegou a ser divulgado.

A secretaria municipal de saúde ressaltou também  que nenhum dos pacientes que faleceram após tomar a segunda dose da vacina tinha o tempo estipulado para atingir o ciclo de imunização da vacina que leva uma média de duas semanas.

Ainda de acordo com a secretaria de saúde, a cidade de Carandaí também conta no momento com menores de dezoito anos que testaram positivo, mas não foi revelado a quantidade de menores com covid e e nem suas respectivas idades.

Nesta Terça feira a prefeitura municipal de Carandaí divulgou que retoma a vacinação da primeira dose para idosos com faixa etária de 60 anos de idade e dois novos óbitos devem ser inclusos no boletim epidemiológico da cidade.

 

Segundo o site oficial do Instituto Butantan, As vacinas são o primeiro passo para o fim da pandemia do novo coronavírus, mas a imunidade não começa imediatamente após tomar a segunda dose do imunizante. Caso uma pessoa tenha Covid-19 logo após se imunizar, isso não significa que a vacina não funcionou, mas que seu o sistema imunológico ainda não teve tempo para criar a resposta imune.

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

Esse também foi o intervalo usado nos testes clínicos da CoronaVac, a vacina do Butantan, para medir a resposta imune dos participantes. Ainda vale lembrar que uma quantidade ainda maior de anticorpos pode ser registrada até um mês após o fim da vacinação, também variando de indivíduo para indivíduo.

É importante esperar, porém, que grande parte da população tenha sido imunizada antes de voltarmos aos antigos hábitos, para evitar contaminar outras pessoas, já que o indivíduo que tomou a vacina ainda pode transmitir o vírus. Mesmo após a imunização, ainda será preciso manter medidas de segurança, como o uso de máscara e a higienização constante das mãos.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*