Histórica Fazenda Paraopeba também é atingida por inundação

em Destaques/Região por

As chuvas dos últimos dias, que provocaram enchentes e destruição em várias cidades, atingiram também um patrimônio histórico da nossa região.

Neste sábado 25/01 a Fazenda Paraopeba, localizada às margens da MG-383, no limite entre Conselheiro Lafaiete e São Brás do Suaçuí foi atingida por um alagamento. Estudos de historiadores da Inconfidência Mineira apontam que a Fazenda Paraopeba, que foi construída por volta do século XVIII, foi propriedade do inconfidente Alvarenga Peixoto.

Além do entorno da fazenda, a água entrou no imóvel, que após finalizada da restauração em 2017 está sob a responsabilidade da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete.

O secretário municipal de Cultura, Geraldo Lafayette informou ao Fato Real que a Defesa Civil Municipal esteve no local, avaliando a situação. “A água não derrubou nada. Mas, marcou todas as paredes de lama o que vai exigir nova pintura no primeiro andar. Lá não tem móveis e os objetos não estão no chão. E como dentro da casa a água não alcançou altura que atingisse os objetos, não tem perdas”, afirmou.

Ainda segundo o secretário, o acesso à fazenda foi dificultado, mas nesta segunda-feira uma equipe deve voltar ao local para uma melhor avaliação da situação. “A parte do estacionamento ficou tão alagada que não permitia até ontem entrar na casa. A Defesa Civil estava abrindo canais para a água escoar”.

com informações de Gina Costa

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*