Polícia Civil conclui primeira fase da operação Emboabas em Piranga

em Região por

 A Polícia Civil de Minas Gerais em Piranga, na região da Zona da Mata, concluiu a primeira etapa da  Operação Emboabas, com seis inquéritos relatados, somando mais de 60 indiciamentos com representação de medida cautelar que visa o afastamento de servidores e prestadores de serviço indiciados envolvidos em fraudes em licitações ocorridas na cidade de Piranga.

 Ainda correm na inquéritos de lavagem de capitais e organização criminosa.

 Com base nas investigações realizadas a Câmara Municipal deu início a uma Comissão Processante visando o afastamento do prefeito do município de Piranga.

 Nesta quarta-feira (18), foram cumpridos mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão em vários locais da cidade.

 Foi cumprido mandado de busca e apreensão na Prefeitura Municipal de Piranga, sendo recolhidos microcomputadores e documentações importantes às investigações.

 Foram cumpridos, ainda, mandados de busca e apreensão em residências do secretário municipal de Saúde Antônio Lana Celestino; da diretora do Departamento de Fazenda Triana Silvestre de Paiva; do diretor do Departamento de Administração Ronaldo Adriano; do chefe da Divisão de Licitação Marcelo Ferreira Ladeira, dentre outras residências pertencentes a funcionários da Prefeitura Municipal de Piranga e pessoas envolvidas nas investigações.

Relembrando o caso

Durante as investigações, foram colhidos elementos objetivos e subjetivos que demonstraram a necessidade do cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão em desfavor de dois secretários do município de Piranga, o presidente da comissão de licitação, uma assessora de licitação e um empresário local.

Da notícia do crime

 

Diante da denúncia formulada pelo empresário Danilo Vidigal, noticiando a prática de crime de fraude em licitação, no dia 5 de novembro de 2014, o Ministério Público determinou que a Polícia Civil e seus agentes deslocassem até a sede do Executivo Municipal, com o objetivo de apurar a veracidade da denúncia, sendo tal ordem cumprida de imediato. Momentos depois, o próprio promotor de Justiça compareceu à prefeitura, instante em que foi confirmada a existência de um certame que já estava em curso, sendo os membros da comissão intimados a comparecerem naquela mesma data à delegacia para esclarecimentos.

Foram cumpridos mandados de prisão temporária contra:

 Triana Silvestre de Paiva – Secretária de Fazenda da Prefeitura Municipal de Piranga MG;

 Marcelo Ferreira Ladeira – Presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Piranga;

 Ronaldo Adriano – Diretor do Departamento de Administração;

 Arnaldo Carneiro Tavares – Vencedor de Licitação de Exclusividade de Serviços Funerários em Piranga;

 Rúbia Maria dos Santos de Moraes – Assessora Jurídica da Prefeitura Municipal de Piranga MG.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*