No encontro semanal dos vereadores acontecido no último dia 16 na Câmara municipal de Carandaí, foi apresentado pela vereadora Cida Baêta uma representação a ser encaminhada ao gerente de contrato de concessão da empresa Invepar rodovias, solicitando a isenção do pagamento de pedágio para os pacientes que transitam diariamente pela BR 040 a fim de realizar tratamento oncológico em municípios como Juiz de fora e Belo Horizonte.
A vereadora defendeu sua representação observando as dificuldades encontradas por vários pacientes da cidade de Carandaí que necessitam se deslocar muitas vezes durante até quarenta dias consecutivos á hospitais regionais para tratamento de quimioterapia e radioterapia.
Ela salientou ainda que o valor gasto por estes pacientes com o pedágio faz diferença para os mesmos que além da rigidez do tratamento ainda obtém outros gastos com medicação, combustível e outros.
Foi observado também que vários pacientes necessitam viajar em carro particular ou de amigos por apresentar reações diversas e desconfortáveis ao se submeterem ao tratamento de quimioterapia.
Pacientes diagnosticados com câncer, dependendo do preenchimento de determinados requisitos, podem usufruir de inúmeros direitos. Alguns decorrem da incapacidade para o trabalho, da presença de certos tipos de deficiência, da redução da mobilidade ou mesmo de outras condições estabelecidas em lei, sendo alguns deles: O auxilio doença, saques do FGTS, isenção de imposto de renda e medicamentos gratuitos.
A representação proposta visa reforçar os direitos de pacientes com câncer bem como uma melhor condição para a fluidez de seu tratamento.
Aprovada por unanimidade na casa legislativa de Carandaí, a representação agora será enviada a gerência da Invepar para apreciação de seus diretores.
E isso Ai Cida Baeta valoriza o eleitor que que confiaram o seu voto. Para bem.