O prefeito de Barbacena, Carlos Du, informou a volta do funcionamento da UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia. O serviço foi desativado no início do mês.
A informação sobre a desativação temporária do serviço, referência para 51 municípios da macrorregião em uma população de aproximadamente 750 mil pessoas, causou grande repercussão na época. No documento, a direção destacava que o motivo seria “insuficiência de pediatras intensivistas ou neonatologistas para suprir as necessidades das escalas na UTI.
Em vídeo, o prefeito informou que foi feito um redirecionamento de recursos com o aporte para a Santa Casa para ajudar a pagar um adicional para os médicos pediatras plantonistas.
O mandatário comemorou a volta do serviço: “(Parabenizar) a todo mundo que se dispôs, todo mundo que se empenhou para solução desse problema, porque o bem maior é a vida e nós conseguimos agora, com o restabelecimento dessa instituição, preservar. Que Deus abençoe a todos, mesmo não sendo muitas vezes a responsabilidade direta da prefeitura, a gente está aqui à disposição para ajudar as instituições de Barbacena essa é a nossa missão enquanto gestores”, destacou o prefeito.
De acordo com Carlos Du, a Prefeitura de Barbacena já recebeu o comunicado oficial da instituição da instituição, declarando o retorno da UTI Neonatal em pleno funcionamento.
A situação, no entanto, causa alerta na população, pois a falta de pediatras é uma realidade que vem afetando também outras cidades da região, como São João del-Rei e Conselheiro Lafaiete.