A tradicional “ Feira livre” que acontece todos os Sábados nas imediações da praça “ VÔ Costa” região central de Carandaí, poderá passar por algumas mudanças em breve.
Foi aprovado recentemente na Câmara municipal, um projeto de lei que dispõe sobre a “ Feira livre do artesão e do produtor rural” que visa destinar a venda , exclusivamente a varejo, de plantas ornamentais , flores, frutas, legumes, verduras, aves domésticas abatidas, ovos , pescados, mel e demais produtos da agroindústria artesanal familiar.
Durante a votação foi sugerido pela vereadora Aparecida Baêta que houvesse uma audiência pública para ouvir a opinião dos feirantes e até mesmo de consumidores que tem o costume de freqüentar a feira nas manhãs de Sàbado.
Tal idéia foi reprovada pelo presidente da Câmara, onde o mesmo alegou que a participação popular em audiências públicas é devidamente pequena .
Embora o projeto de lei não mencione em sua redação final sobre uma possível mudança de local, foi dito pelo vereador presidente da Câmara no momento de sua votação que a tradicional feira de Sábado poderá ser transferida para o parque de exposições da cidade, fato que levou a mesma vereadora proponente da audiência pública a realizar uma emenda aditiva a lei obrigando a prefeitura a comunicar o Conselho Municipal de Desenvolvimento rural sustentável sobre mudanças no local da feira caso realmente venham a acontecer.
A bancada de cinco vereadores da oposição votou contra o projeto, fato que levou a um empate pois cinco vereadores votaram a favor do projeto. Coube então mais uma vez, o voto de minerva a ser decidido pelo vereador presidente da Câmara, o senhor Geraldo Francisco que deu seu parecer favorável a aprovação do projeto de lei.