A cidade de Carandaí recebeu nesta Segunda (23) a visita do secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo.
O secretario foi recebido pelas lideranças políticas da cidade, bem como músicos e escritores do munícipio e visitou a Igreja da comunidade da Ressaca juntamente com representantes da área cultural de Carandaí.
A capela da Ressaca, da década de 1730, situada à margem da Estrada Real, assinalou um dos pontos mais movimentados da grande ligação entre o Rio de Janeiro e Ouro Preto. Ali eram reensacados os fardos de sal trazidos em lombo de burro pelas tropas para o abastecimento da região mineradora. Dedicada a Sant’Ana, a capela foi depois consagrada a Nossa Senhora da Glória, e nela atuou como sacerdote, até sua morte, em 1805, o padre Antônio da Silva Santos, irmão do Tiradentes. As pinturas do altar-mor, altares laterais e forros da capela-mor e da nave estão entre as mais antigas e significativas de Minas Gerais. Segundo o secretário Angelo Oswaldo, “a restauração da capela da ressaca é uma relevante iniciativa no quadro do patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais e merece todo apoio”.
Em seguida, o secretário visitou a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, de 1770, na localidade de Bom Jardim, e a parte central da cidade de Carandaí.
Segundo informações da prefeitura, o secretário vai trabalhar em um recurso de 2 milhões de reais para continuação da reforma da histórica igreja.
Foto : Evaldo/Colorflash