A UBS da Ponte Chave vem se destacando em referência na saúde de Carandaí e realiza um trabalho com um grupo de 25 pessoas que estão fazendo tratamento para Parar de Fumar. Segundo a enfermeira responsável pela unidade, o projeto conta com acompanhamento médico e é disponibilizada pelo SUS a medicação conforme a necessidade passada pelo médico responsável.
Além do tratamento com medicação, estão sendo realizadas várias palestras com diversos convidados abordando o Tabagismo (o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina) de varias formas contribuindo para que os participantes do grupo possam se conscientizar a pararem de fumar.
Para abordar um desses temas, o radialista Júnior Ferreira, da Rádio Alternativa foi convidado a ministrar uma palestra sobre a Publicidade do Tabagismo ao longo dos anos, que foi realizada nesta quarta dia 28/10. Muito proveitoso o bate papo sobre o assunto e observamos como nos anos 70,80 foram determinantes para disseminação do cigarro, na época não havia regulamentação das publicidades onde o cigarro era sinônimo de fineza e saúde.
Após a regulamentação no Brasil a partir de 1996 que proibiram algumas modalidades estima-se que um em cada três brasileiros deixou de fumar depois que medidas que restringiram a propaganda de cigarros na TV e em veículos de comunicação de massa entraram em vigor. É o que mostra pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no lançamento da campanha “Tabaco: proíba publicidade, promoção e propaganda”, em atenção ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio.