Em atendimento a denúncia, guarnição ambiental compareceu até a localidade de Mato Virgem/ Bom Jardim, zona rural de Carandaí neste sábado (31), onde o autor de 51 anos estaria desmatando e fazendo queimada no local.
Ao chegarem fizeram contato com o denunciado que mostrou o local do desmate e queimada à guarnição e disse não possuir autorização especial do órgão ambiental competente para tais atividades. Durante a fiscalização constataram que ocorreu o desmate, corte raso sem destoca e queimada em uma área de 2.801 m², em área considerada de preservação permanente (menos de 30m de curso d’agua) em vegetação de floresta estacional semidecidual estagio médio/avançado.
Ocorreu também o desmate, corte raso sem destoca e queimada em uma área de 10.509m², área comum, em vegetação de floresta estacional semidecidual estagio médio/avançado. Durante a confecção dos autos de infrações, o autor alegou que não iria parar de realizar desmate no referido terreno.
Foram lavradas infrações no valor total de R$4.558,46, e suspensas às atividades florestais e de queimada na área explorada, o material lenhoso encontrava-se todo espalhado no terreno, não sendo possível calculá-lo.
Será instaurado inquérito policial para apurar a responsabilidade dos fatos.