O ínicio desta semana foi de revolta para membros e voluntários da ONG “ Amor Animal” em Carandaí, onde os mesmos socorreram pelo menos 4 cães de rua que haviam sido envenenados de forma covarde pelas ruas da cidade.
Membros da ONG estiveram no programa “Júnior Ferreira” da radio Alternativa denunciando e apelando para a compaixão de pessoas que praticam este tipo de ato na cidade.
Porém o ato de envenenar animais de rua continua acontecendo com freqüência ate mesmo em regiões da zona rural de Carandaí, onde esta semana pela segunda vez mais animais de rua foram novamente envenenados na comunidade do Corte de pedra.
Segundo relato de moradores daquele bairro pelo menos cinco cães de rua já foram mortos nesta mesma comunidade no decorrer deste ano ao ingerirem alimentos com um veneno popularmente conhecido como chumbinho.
È importante salientar que este tipo de ato é crime e que a autoridade policial é obrigada a proceder a investigação de fatos que, em tese, configuram crime ambiental. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pode ser feita em uma delegacia de polícia ou junto ao Ministério Público