A dengue, que é transmitida pelo mosquito aedes aegypti é um assunto grave e que preocupa agentes de saúde de todo o país sendo que O Brasil registrou 745,9 mil casos entre 1º de janeiro e 18 de abril deste ano., somando um total total de 234,2% maior em relação ao mesmo período do ano passado e 48,6% menor em comparação com 2013, quando na mesma época foram notificadas 1,4 milhão de ocorrências da doença.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou na manhã desta quinta-feira (14) que o Brasil vive uma epidemia de dengue ao apontar que a quantidade de casos no Brasil é avaliada como epidêmica segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Chioro disse que a epidemia é mais grave em São Paulo, Goiás e no Acre
A cidade de Carandaí pode estar registrando um possível foco de dengue em uma das principais praças da cidade e também um de seus cartões postais.
Situada no bairro estação, a praça “VÔ Costa” , possui uma fonte luminosa atualmente desativada, onde em sua vazão de água registra um bueiro com água parada ( ambiente propício a reprodução do mosquito da dengue) e que já se pode notar claramente a presença de micróbios que se acumulam no local conforme fotos e ate mesmo um vídeo enviado por um leitor.
Na contra mão do combate a doença há um projeto de lei na câmara municipal em caráter de urgência para controle de endemias que propõe realizar pesquisa larvária em imóves para levantamento de índices e descobrimento de novos focos.
A equipe do carandaionline entrou em contato com a assessoria de comunicação da atual administração municipal para maiores informações se já há conhecimento deste problema na praça da Estação e se já se há alguma medida efetiva sendo tomada, porém ate o fechamento desta edição a prefeitura não havia se manifestado oficialmente sobre o caso.