Quatro empresas manifestaram interesse na administração da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. O prazo para apresentação de propostas terminou nesta segunda-feira, 8/4. O trecho da estrada em questão irá a leilão na Bolsa de São Paulo na quinta-feira dia 11 de abril.
As empresas que manifestaram interesse são: Azevedo e Travassos – Novo entrante, CCR, EPR e Consórcio Vetor Norte – Novo entrante. O critério de julgamento do leilão será o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio.
A previsão do Ministério dos Transportes é sejam feitos 8,8 bilhões de reais de investimentos em novas obras e serviços operacionais no trecho a ser concedido, que soma 231,7 quilômetros de extensão. O segmento rodoviário vai do entroncamento da com a BR-356/MG, em direção a Belo Horizonte, até o entroncamento com a Antiga União e Indústria, bairro Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora. Mas o projeto beneficia diretamente moradores de 14 municípios mineiros, incluindo Barbacena, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Nova Lima, Ouro Preto e Belo Horizonte.
Entre as melhorias previstas na concessão da BR-040/MG, estão:
Duplicação de quase 164 quilômetros de pistas;
Implantação de 42 quilômetros de faixas adicionais;
15 quilômetros de vias marginais;
18 retornos em nível
34 correções de traçado;
14 quilômetros de ciclovias
57 pontos de ônibus;
11 passagens de fauna
8 passarelas
Ponto de Parada de Descanso (PPD) para caminhoneiros
Com informações do Lafaieteagora