Durante a 30* reunião ordinária dos vereadores acontecida nesta Segunda (11) na Câmara municipal de Carandaí, foi apresentado uma indicação de número 255 onde sugeria a ampliação do convênio com a Emater em Carandaí.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) e segundo informações de seu site oficial está presente em cerca de 790 municípios do Estado. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do governo do Estado de Minas Gerais, a Empresa é responsável pelo atendimento a aproximadamente 400 mil agricultores mineiros.
Após a indicação que foi aprovada, o vereador Geraldo Francisco pediu a palavra e disse que não vê nenhum beneficio da Emater para a cidade de Carandaí e que se fosse o prefeito da cidade chegaria a cancelar o convênio, pois segundo ele, esta obrigação que e do estado leva um grande custo ao município, citando ainda como exemplo as viaturas de polícias civil e militar da cidade que deveriam ser totalmente custeadas pelo estado e não pela prefeitura.
Já os vereadores Aécio, Namaan, Imaculada Wanser e Cida Baêta discordaram exemplificando alguns benefícios que a empresa trouxe aos produtores rurais do município desde que se instalou em Carandaí.
Um dos vereadores afirmou que sem a Emater o pequeno produtor rural de Carandaí pode até falir, visto a importância que considera da mesma.
Após parlamentação, o requerimento foi aprovado e enviado a prefeitura para análise da proposição.