A Igreja Batista da Reconciliação em Carandaí, ou Reconciliação Carandaí como é chamada por seus fiéis, já é conhecida na cidade por suas festas e eventos que saem do padrão tradicional de igreja, e mais uma vez sai dos padrões ao promover na cidade o primeiro Réveillon com tema de festa judaica.
A igreja que está promovendo pelo segundo ano o Hanukkah (Festa das Luzes) que é uma festa de nove dias comemorada por Judeus em todo o mundo, neste ano irá juntar o término da mesma ao tradicional réveillon.
Segundo o pastor da Igreja Rodolfo Neves, “no ano passado o término da festa aconteceu na data do natal e neste ano será no réveillon, visto que o calendário judaico é diferente do nosso, por isso as datas não coincidem todo ano”.
O Réveillon é aberto a quem quiser participar. Aqueles que se interessarem devem simplesmente entrar em contato com os organizadores ou através do facebook “Reconciliação Carandaí” e adquirir o seu convite, que lhe dará direito ao jantar, bebidas (refrigerante e sucos), sobremesa e comidas típicas judaicas. “É muito top, além de todos virmos de brancos para deixar a festa bem chique e emocionante no momento da contagem regressiva para o novo ano, ainda aproveitamos para cantar, dançar e ter um momento muito descontraído de confraternização com os irmãos” – disse o pastor.
As comemorações começam hoje, dia 23/12 (sexta) e terminarão no dia 31/12. A programação é simples e aberta ao público. Durante os nove dias, fiéis se reúnem para cantar canções em louvor a Deus e em cada dia acendem uma vela da Hanukiah (candelabro de nove braços), até que toda ela esteja acesa (no último dia). O dia mais importante é o quinto dia (27), onde tem-se cinco velas acesas e quatro apagadas, simbolizando que a luz sobressaiu as trevas.
Entre a programação a igreja apresentará no dia 25/12 as 19h o musical “O amor Nasceu”, que foi apresentado na Câmara Municipal durante o Festival de Natal. O Musical conta com danças, teatro e canções que declaram que Jesus nasceu no natal trazendo o amor para todos. O Musical será aberto ao público.
A Reconciliação Carandaí está localizada na Rua Coletor Clóvis Teixeira de Carvalho, 160, Centro (na galeria da Atíni Bausse no Calçadão).
Com informações de Rodolfo Neves