‘DESCOMPLICANDO O DIREITO”: ADVOGADA FALA SOBRE WHATSAPP COMO PROVA NO PROCESSO TRABALHISTA

em Cidade/Destaques por

Estreia hoje no Carandaionline, a coluna ” Descomplicando o direito”.
Escrita pelas advogadas Dra Adriana Abras, Dra Samara Paiva e Dra Isabella Vale a coluna tem o objetivo de cunho social para esclarecer as principais dúvidas da população referente as leis brasileiras.
Você também pode participar tirando suas dúvidas e mandando sugestões de temas para o zap (31)998393952
confira:

Muita gente pergunta se pode usar as mensagens do whatsapp como prova no processo trabalhista e a resposta é: depende!

No caso de mensagens de texto e gravação de conversa, se o diálogo aconteceu entre você e alguém sim, você pode usar essa conversa, seja de audio ou de texto, como prova.
E se a conversa aconteceu entre outras pessoas sem a sua participação? Aí não pode! Gravar conversa de outras pessoas é considerado ilegal e, por isso, não pode ser usada como prova em processos trabalhistas.
Existem situações que as mensagens são as únicas provas que o empregado tem.
Vínculo de emprego de doméstica é um desses casos em que a prova testemunhal dos horários de entrada e saída e valores recebidos são muito difíceis de conseguir através de testemunhas e a troca de mensagem acaba salvando o processo.
Sendo assim, cuidado ao escolher apagar as mensagens do whatsapp automaticamente ou trocar de telefone sem fazer o backup das conversas, o sucesso do seu processo pode estar nas mensagens perdidas.
Para dúvidas e sugestões de tema envie mensagem para (31) 97265-4311

Doutora Adriana Abras estreia a coluna “Descomplicado o direito”

Sócia do escritório Valéria Abras Advogados Associados, formada pela PUC MINAS onde também atuou como professora e foi advogada orientadora do grupo de Direito do Trabalho pela DAJ/UFMG. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, possui vasta experiência no contencioso judicial e administrativo, atuando perante o Tribunal Regional do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho, inclusive em Ações Civis Públicas e Ações Anulatórias. Na consultoria preventiva, atua na realização de auditorias e de elaboração de pareceres buscando traçar os pontos de vulnerabilidade, apresentando propostas para adequação à lei e, por consequência, diminuição do passivo trabalhista.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*