Após matéria veiculada pelo portal de notícias Carandaionline, a comissão de saúde, saneamento e meio ambiente formada por dois vereadores do município, visitou a Estação de tratamento localizada no bairro Santa Cecília no último dia 2, para averiguar a situação denunciada por moradores do bairro.
Durante a visita, a comissão verificou que a estação está tomada por um matagal e que a água do poço, onde são acumulados os dejetos a céu aberto encontra-se parada a aproximadamente 4 ou 5 anos conforme relato que puderam ouvir de moradores do local.
Foi constatado também um mau cheiro no local e muitos entulhos, incluindo latas que acumulam água parada que podem ser possíveis criadouros de dengue.
Durante a visita, a comissão ouviu ainda relato dos moradores que afirmavam que durante todo este tempo, nenhuma providência foi tomada com relação ao lixo que constantemente é despejado no local favorecendo inclusive o aparecimento de animais peçonhentos .
Diante dos fatos expostos e da gravidade da situação, os membros da comissão opinaram que seja encaminhada cópia do relatório à Prefeitura e a Vigilância sanitária para que seja tomadas as devidas providências no menor prazo possível.
A Prefeitura Municipal de Carandaí respondeu nosso contato através de email, onde dizia já estar ciente do problema e que o Município está questionando na justiça para que a COPASA assuma sua recuperação e funcionamento, pois há um acordo autorizado pela lei Número 743/75, onde a Copasa figura como responsável por todo o serviço de esgotamento sanitário local.
Nossa equipe de reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Copasa que através de nota informou que não possui concessão para operar os serviços de esgotamento sanitário no município de Carandaí.