COMISSÃO APRESENTA RELATÓRIO SOBRE EMPRESA QUE ESTARIA POLUINDO BAIRRO DE CARANDAÍ

em Cidade/Destaques por

Após reclamações de moradores dos bairros de Herculano Pena e Novo Horizonte de que uma empresa do local estaria lançando resíduos que poluíam o bairro, o caso chegou a Câmara municipal de Carandaí onde vereadores formaram uma comissão com a finalidade de apurar a denúncia e fiscalizar a empresa em questão.

Na reunião desta semana, o relatório com a conclusão foi apresentado onde o relator Vereador Israel Luiz  disse que No dia 19 de fevereiro às 8h, os membros da Comissão, Vereadores Israel Luiz Baeta Alves de Sousa, José Vicente de Oliveira e Pedro Marconi de Sousa Rodrigues, fizeram uma visita à empresa. Eles foram recebidos pelo Gerente Geral que informou que a empresa está em funcionamento desde o ano de 2017, sendo que neste tempo passou por vários processos de implantação e mudanças na linha de produção, mas que a produção foi efetivamente ampliada a partir do final de 2020.

Disse que a empresa  conta com 30 funcionários e apresentou Alvará de Funcionamento Ambiental (anexo), expedido em 16 de maio de 2018, com validade até 25 de janeiro de 2022. A empresa produz micronutrientes à base de zinco, boro manganês e cobre para produção de adubos e fertilizantes. A respeito da denúncia, o mesmo alegou ter avido um problema na filtragem e na contenção dos resíduos, esclareceu que já fez mudanças no processo de produção e acredita que isto irá minimizar a situação.

Questionado sobre a destinação da água usada no processo de produção respondeu que é feito reaproveitamento através de um sistema de retroalimentação que não lança a água na natureza. Sobre os produtos usados na produção e o produto final, bem como o pó, informou que não são tóxicos nem para o homem e muito menos para o meio ambiente, se comprometeu a apresentar estudos técnicos neste sentido e a fazer uma cortina verde, com plantação de eucalipto no entorno da fábrica para ajudar na contenção do pó.

Ao final da visita ,a Comissão optou por dar um prazo de 3 meses para que a empresa tome as providências que são a construção da cortina verde e a apresentação do laudo técnico e para ver se as mudanças que foram tomadas irão surtir efeitos.

Desta forma, os membros da Comissão solicitaram que sejam enviadas cópias do relatório à Associação do Bairro de Herculano Pena, ao Executivo e à Empresa em questão

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*