Cia da Polícia Militar de Carandaí Apresenta Novo SubComandante

em Cidade/Destaques por
A Esq. Ten. Neres a Dir. Cap. Martinho
A Esq. Ten. Neres a Dir. Cap. Martinho

Desde 17 de Agosto 2015 a 120 Cia da Polícia Militar com sede em Carandaí conta em seu quadro com o Subcomandante o Tenente Jaquison Batista Neres, natural de Itaobim-MG, ele chega substituindo o Tenente Sandy que foi transferido para Barbacena-MG. Apresentação dele para imprensa aconteceu durante o Programa Júnior Ferreira, na Rádio Alternativa na sexta dia 21/08.

 Confira a ficha do novo Subcomandante da 120a  Cia

 JAQUISON BATISTA NERES

Sub Comandante da 120ª Companhia da Polícia Militar de Carandaí

 INFORMAÇÕES PESSOAIS:

43 anos, natural de Itaobim/MG (Vale do Jequitinhonha); casado; 04 filhos.

Em 1988, aos 14 anos, mudou-se com seus pais para a cidade de Teófilo Otoni/MG (Vale do Mucuri). Aos 17 anos teve seu 1º emprego como auxiliar de Contabilidade e Recursos Humanos.

INFORMAÇÕES PROFISSIONAIS:

Em 1994 mudou-se para a cidade de Betim/MG onde trabalhou como professor de Matemática e Física em escolas da Rede Estadual; atuou no magistério até o ano de 1998 quando ingressou na PMMG.

Formou-se Soldado no 18º Batalhão de Polícia Militar de Contagem/MG.

Em 1999 foi transferido para a Companhia de Missões Especiais da Região.

Em 2001 foi promovido à Cabo e passou a atuar no Grupo de Trânsito da Cia. Nessa mesma época conheceu sua esposa Juliana Chagas, com quem casou-se em 2004.

Em 2004 foi promovido à 3º Sargento e transferido para o serviço de inteligência da Unidade.

De 2007 a 2010 trabalhou no Grupamento Especializado em Radio-Patrulhamento (GER). Trata-se de um grupo altamente preparado para atuar em crimes de maior complexidade. O GER atuava em recobrimento à diversas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Contagem, Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves, Igarapé, Esmeraldas, Juatuba, Mateus Leme, etc).

Em 2009 foi promovido à 2° Sargento.

Durante o tempo que atuou na Companhia de Missões Especiais recebeu vários prêmios e homenagens em decorrência dos destaques operacionais.

Em 2011 transferiu-se para o Tático Móvel do 39º Batalhão de Polícia Militar de Contagem.

Em 2014 foi aprovado no Curso de Habilitação de Oficiais, formando-se em Julho de 2015, sendo promovido à 2º Tenente.

O Tenente Neres Concedeu uma Entrevista Exclusiva ao Carandaionline

CarandaiOnline: Tenente Neres o que motivou a sua escolha e vinda para Carandai?

Ten. Neres: Inicialmente a escolha da cidade teve forte influência da esposa Juliana, pois ela tem alguns familiares e amigos na região, além do município oferecer uma excelente estrutura para morar e criar os filhos.

CarandaiOnline: Qual o maior desafio e objetivo com sua chegada?

Ten. Neres: O maior desafio será continuar mantendo os índices de criminalidade baixos, fruto de um excelente trabalho que vem sendo feito pelos policiais militares da 120ª Companhia/Carandaí, sobretudo, pelo Capitão Martinho, o delegado Itamar Cláudio Netto da Polícia Civil e toda sua equipe, além de termos um Ministério Público e Judiciário muito atuantes e comprometidos com a segurança pública e a paz social da cidade. Certamente essa aliança do bem, com a participação da comunidade, será capaz de fazer frente a qualquer desordem que vier a surgir.

Temos ainda uma população parceira e pessoas de opinião atentas aos problemas da comunidade, que de certa forma nos auxiliam na busca da melhoria e da qualidade dos nossos serviços, como é o caso dos programas de rádio, dos Conselhos de Segurança Pública (CONSEP), Rede de Vizinhos Protegidos, etc.

Com minha chegada pretendo compartilhar boas experiências que adquiri na capital durante os 17 anos que por lá trabalhei e trazer algumas inovações obtidas na Escola de Oficiais.

Pretendo ainda fortalecer as redes comunitárias e proporcionar maior aproximação da Polícia Militar com a comunidade carandaiense. Como exemplo, já temos em pleno funcionamento o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD que está sendo ministrado pelo Sargento Alexandre em algumas Escolas do ensino fundamental de Carandaí, Caranaíba, Cristiano Otoni, Capela Nova e Pedra do Sino. Nossa intenção será ampliar ainda mais esse programa a outras escolas. Em breve o Cabo Ricardo estará realizando um policiamento diferenciado e inovador nos principais pontos comerciais do Centro, trazendo maior segurança e proximidade da nossa PM com os comerciantes da cidade.

Em suma, meu maior objetivo em Carandaí será priorizar o policiamento preventivo e comunitário, e nos casos em que houver necessidade atuar com repressão qualificada.

Carandaionline: Na última quarta-feira dia 26/08 tivemos o registro de um assalto relâmpago a mão armada em Carandaí nas proximidades da rodoviária como foi atuação da PM nesta ocorrência?

Ten. Neres: Sobre o roubo do veículo no dia fizemos um intenso rastreamento e cerco/ bloqueio nas cidades de Barbacena e Cons. Lafaeite. Com apoio dos destacamentos de Cristiano Otoni, Capela Nova, Caranaíba, Santana dos Montes, Queluzito, Casa Grande e Rio Espera. Nossa comunicação na rede-radio é simultânea. Pedimos atenção também ao destacamento de Lagoa Dourada para cercar na via nova de acesso a Prados. Porém o veículo não foi localizado. Agora o fato exige investigação que será feita pela polícia judiciária do delegado Itamar e sua Equipe.

 Carandaionline: Existe algum planejamento para evitar esse tipo de assalto?

 Ten. Neres: Iremos intensificar as abordagens aos indivíduos suspeitos, sobretudo em ocupantes de veículos que não são usualmente conhecidos dos policiais da Companhia.

2 Comments

  1. Parabéns Ten. Neres, que Deus o abençoe e que sua trajetória em Carandaí seja brilhante. Conheço sua competência, comprometimento, humildade, seriedade e responsabilidade com a sociedade. Carandaí ganhou muito com sua chegada.

  2. O Tenente Neres está atualmente comandando o 5° Batalhão da Polícia Militar em Belo Horizonte.
    Trata-se de um profissional acima da média.
    Extremamente atencioso, solícito e preocupado com os cidadãos mais vulneráveis.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*