CARANDAÍ PRETENDE IMUNIZAR TODA POPULAÇÃO ADULTA ATÉ 4 DE SETEMBRO COM A PRIMEIRA DOSE

em Cidade/Destaques por

Com o avanço da vacinação em todo país que reduziu os casos de covid em várias regiões e desafogou leitos em hospitais, algumas cidades da região chegaram ao final da primeira etapa imunizando pelo menos com a primeira dose toda a população adulta.

Em Carandaí, o processo de imunização começou no dia 20 de Janeiro quando a cidade recebeu o primeiro lote que continha apenas 352 doses .

Segundo o secretário de saúde de Carandaí, Denílson Cunha,a cidade também segue seu calendário de acordo com as doses que são disponibilizadas e o município pretende encerrar a imunização de toda população adulta até o próximo dia 4 de Setembro .

O município segue também com a imunização da segunda dose combatendo a pandemia.

Preocupação com a variante Delta

A variante delta já é predominante nas amostras de coronavírus que passam por estudo genômico em Minas Gerais, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (26), ele disse que o estado vai começar a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para idosos e imunossuprimidos em setembro.

Segundo Baccheretti, dentro das 200 amostras de casos positivos de coronavírus estudadas por semana em Minas Gerais, a maioria já é causada pela delta – antes, a variante gama era a predominante.

Atualmente, 101 casos da cepa estão confirmados no estado, dos quais dois evoluíram para óbito.

“Em números absolutos parece pequeno, mas proporcionalmente o que estamos vendo é que a maior parte das amostras são delta. É um novo capítulo da pandemia. A expectativa que temos é que a delta vai predominar no estado”, afirmou o secretário, ressaltando que todas as vacinas são eficazes contra a variante.

 

Dose de reforço

Minas Gerais vai começar a aplicar, em setembro, a dose de reforço para idosos e imunossuprimidos, conforme anunciado nesta quinta-feira (25) pelo Ministério da Saúde. No mesmo mês, adolescentes com e, depois, sem comorbidades devem ser imunizados – o estado tem cerca de 1,7 milhão de habitantes de 12 a 17 anos.

 

Segundo Baccheretti, os primeiros a receberem as vacinas de reforço serão os idosos de 80 anos ou mais. À medida que mais doses chegarem, a faixa etária será reduzida até alcançar todo o grupo acima de 60 anos. Este grupo equivale a cerca de 70% dos óbitos por Covid-19 registrados em Minas atualmente.

 

1 Comments

  1. Ate a sexta-feira (26), mais de 300 mil pessoas ja haviam tomado a primeira dose da vacina contra o coronavirus. Oitenta mil ja receberam tambem a segunda dose, entre eles profissionais de saude da linha de frente do atendimento a pacientes com covid-19. Com as 105 mil doses que chegaram esta semana, a Secretaria Municipal de Saude retomou o calendario para vacinar idosos entre 82 e 80 anos, terminando fevereiro com todas as faixas de idade acima de 80 anos cobertas.. Neste sabado, excepcionalmente, as unidades de Atencao Primaria funcionam ate as para a vacinacao dos idosos, assim co 0 mo os pontos extras do Planetario da Gavea, do Museu da Republica, no Catete, e da Igreja Nossa Senhora do Rosario, no Leme. Ha ainda nove postos no sistema drive-thru, oito deles atendendo ate as (Cidade Universitaria, na Ilha do Fundao; CMS Belizario Penna, em Campo Grande; CMS Manoel Guilherme da Silveira, em Bangu; Parque Madureira; Parque Olimpico, na Barra da Tijuca; Policlinica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz; Sambodromo; Campus da UFRJ na Praia Vermelha) e um, o do Estadio do Engenhao, ate as .

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*