CARANDAÍ NÃO VAI DIVULGAR LISTA COM NOMES DE VACINADOS

em Cidade/Destaques por

A secretaria de saúde de Carandaí não vai informar os nomes das pessoas que já foram vacinadas na cidade.

Ainda nas últimas semanas, foi apresentado na Câmara municipal um requerimento da vereadora Virgínia Queiroz (PT) solicitando uma maior transparência no processo de vacinação e a divulgação de lista dos vacinados.

Ainda na reunião desta semana,foi informado a vereadora que de acordo com leis, portarias e decretos vigentes, existe a obrigatoriedade de se manter o sigilo das informações de pacientes e a impropriedade de divulgação de quaisquer dados de terceiros que digam respeito a dados pessoais dos pacientes e seus respectivos tratamentos.

Ainda segundo a secretaria de saúde, deve se assegurar também o direito a integralidade,confessionalidade, honra e a imagem da pessoa.

A resposta foi encaminhada juntamente com uma consulta realizada ao conselho de secretarias municipais de saúde de Minas Gerais que falava sobre  o assunto.

A secretaria de saúde de Carandaí enviou também um anexo trazendo informações sobre doses recebidas, doses aplicadas e grupos a vacinar.

Em alguns locais do Brasil, como por exemplo Recife, uma relação completa de cidadãos foi publicada após pedido do Ministério Público de Pernambuco e a prefeitura de Recife passou a disponibilizar na página do vacinômetro a lista completa de cidadãos que receberam doses de vacina na cidade.

O Ministério público daquela cidade solicitou a lista após ocorrência de casos de denúncias de “ fura filas” e a lista passou a trazer nome completo, categoria da pessoa, ponto onde foi aplicada e qual tipo de vacina recebeu.

O mesmo ocorreu em Manaus onde a secretaria de saúde também enviou um lista com nomes de vacinados.

Em Minas Gerais a Assembléia também recebeu uma lista com 828 nomes de servidores vacinados contra a covid.

Vale lembrar que em Carandaí não há denúncias de “ fura filas” e nenhum pedido formal de autoridades para a divulgação da lista com os nomes dos vacinados, porém a divulgação do dado poderia trazer maior transparência ao processo de imunização e pelas redes sociais, idosos que já receberam o imunizante postam por conta própria fotos onde recebem as vacinas.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*