Trabalhadores da Vale demonstram preocupação após barragem transbordar água em Congonhas

em Região por

O Sindicato Metabase Inconfidentes recebeu denúncias anônimas de trabalhadores referentes a uma das barragens da Mina de Fábrica da Vale, localizada em Congonhas. Relatos dão conta de que água transbordou da barragem devido à chuva e destruiu uma estrada dentro da própria empresa na manhã de quarta-feira, 14/12, criando um cenário cheio de lama e impossibilitando o acesso e o trabalho num raio considerável dentro da Vale.

b4cd45b9dcdf28778c9b938159445747 XL

Segundo o sindicato, tal situação pode ter causado desgastes na estrutura da barragem, o que torna os esclarecimentos por parte da Vale ainda mais necessários e urgentes. Movimentações estão sendo realizadas pelo Sindicato no sentido de cobrar clareza quanto ao tema, já que é de conhecimento de todos como a questão das barragens é muito séria, sobretudo pelo histórico recente em nossa região, com a triste tragédia causada pela Samarco (que é 50% da Vale). “Não se pode ser omisso nem negligente com este tema, a Vale precisa esclarecer o que está acontecendo e quais são os riscos colocados para seus trabalhadores e toda a comunidade”, diz o sindicato.

Por este motivo, o Metabase Inconfidentes está se movimentando para solicitar fiscalizações e apurações por parte do Ministério Público, do Ministério do Trabalho e da Gerência Regional do Trabalho, órgãos que têm a autoridade para adentrar a empresa e investigar o caso.

 

Com informações do lafaieteagora.com

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*