O vereador Luiz Antonio Henriques Júnior , o Juninho de Pedra do Sino apresentou a Indicação nº 176/2026, sugerindo ao Poder Executivo a criação de um Botão do Pânico (SOS) dentro do aplicativo oficial da Prefeitura.
A proposta tem como objetivo oferecer uma ferramenta de atendimento rápido e discreto para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Segundo a indicação, ao acionar o botão, seria enviado um alerta imediato para uma central responsável, acompanhado da localização da vítima por meio de georreferenciamento. A intenção é permitir o deslocamento rápido da Polícia Militar até o local da ocorrência.
Na justificativa, o vereador destaca que a violência contra a mulher exige medidas cada vez mais eficazes por parte do poder público e que a tecnologia pode contribuir para agilizar os pedidos de socorro em situações de emergência.
A indicação cita como exemplo o município de Barbacena, que recentemente implantou uma ferramenta semelhante no aplicativo oficial da Prefeitura. De acordo com a proposta, além das mulheres em situação de violência, o recurso poderia ser utilizado por qualquer cidadão que presencie uma agressão ou situação de risco e precise solicitar ajuda para uma vítima.
O vereador também sugere que o município realize estudos de viabilidade para a implantação da ferramenta e busque parcerias com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e demais órgãos que integram a rede de proteção às mulheres.
A indicação será encaminhada ao Poder Executivo para análise. O documento ressalta que a medida poderia contribuir para reduzir o tempo de resposta das forças de segurança e fortalecer a rede de proteção às vítimas de violência doméstica no município.