Variante de Manaus do Coronavírus é confirmada em Piranga

em Destaques/Região por

Piranga é a primeira cidade da região a confirmar a variante de Manaus do Sars-CoV-2, causadora da Covid-19. O fato foi confirmado nesta quinta-feira (27/05). A variante P.1 foi identificada pela primeira vez em janeiro deste ano e causa preocupação pela sua aparente maior taxa de infecção.

Em abril, um estudo internacional publicado na revista Science, com a participação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), revelou 17 mutações nesta cepa do vírus. Três delas estão relacionadas à maior capacidade da variante de infectar os seres humanos. O mesmo estudo revelou que esta cepa pode ser de 1,7 a 2,4 vezes mais transmissível que o Sars-CoV-2 original.

Cidade está com comércio fechado devido à pandemia
Cidade está com comércio fechado devido à pandemia

Piranga

A presença da variante de Manaus pode explicar a piora na situação epidemiológica do município. Desde a última terça-feira (25) o comércio considerado não essencial está fechado em Piranga. O motivo é o aumento no número de casos na cidade.

Na segunda-feira (24) o prefeito Luisinho Araujo (PMN) divulgou o vídeo onde anunciava a decisão. Na postagem, o chefe do Executivo faz o alerta: “É muito triste, 25 piranguenses já perderam a vida devido a COVID, e temos hoje 11 internados em Conselheiro Lafaiete, sendo que três estão no CTI. Não existe mais grupo de risco, todos estamos correndo risco de se contaminar e morrer. Então mais uma vez eu peço: se puder fique em casa, se precisar sair use máscara! Nem pense em se aglomerar. A próxima vítima pode ser você” destaca.

No entanto, desde a divulgação do vídeo, mais uma morte foi confirmada na cidade elevando o total para 26. Segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira 27/05, desde o início da pandemia Piranga já confirmou 445 da Covid-19. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município tem uma população estimada de 17.634 pessoas.

Com informações do fato Real.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*