A capital Belo Horizonte já autorizou a retomada de aulas presenciais da educação infantil e do ensino fundamental. Na rede privada, alunos até o 9º ano estão indo às escolas. Na rede municipal, estudantes até o 3º ano retornaram.
Os alunos de 4º e 5º anos poderão voltar no dia 5 de julho, e os de 6º ao 9º ano, em 5 de agosto.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, se não houver restrições por parte da prefeitura, “a capital iniciará o retorno das atividades presenciais pelos anos iniciais, a partir do dia 5 de julho com os profissionais da educação, e do dia 12 de julho com a volta dos alunos”.
Em Carandaí ,o secretario de educação e presidente da Undime, Marcelo Wagner emitiu um nota onde alegou que conforme anunciado na tarde desta quinta-feira pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), a volta às aulas presenciais está permitida para as escolas da Rede Estadual, nos Municípios que se encontram na onda vermelha do Programa Minas Consciente, para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. De acordo com a SEEMG o retorno não será autorizado apenas aos Municípios que se encontram na onda roxa do Programa, assim como nas macrorregiões na onda vermelha com classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável.
A SEEMG também anunciou a autorização de retorno dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, nas cidades atualmente nas ondas verde e amarela.
A Undime MG ressalta que conforme colocado pela própria SEEMG, cada Município, mesmo os que aderiram ao Programa Minas Consciente, tem autonomia para autorizar ou não o retorno presencial.
A decisão de reabertura será sempre do executivo local e deverá ser pautada nas orientações dos comitês locais de enfrentamento à pandemia.
Foi ressaltado ainda o compromisso em apoiar a Educação Pública nos 853 Municípios mineiros e evidenciar a necessidade de sempre pautar as decisões de reabertura das escolas nos pareceres do executivo, das comissões e equipes de saúde locais.
A nota pedia ainda que as escolas estaduais seguissem também a decisão e de acordo com o secretário de educação, existe a possibilidade de retorno as aulas presenciais em Agosto,porém as equipes de educação ainda observam atentamente os indicies de contaminação do corona vírus na cidade e na região e a volta, se houver, será de forma gradativa respeitando todos os protocolos e sempre prezando pela vida e saúde de toda comunidade escolar.