Salões de beleza e academias poderão funcionar com algumas restrições

em Cidade/Destaques por

 

 

O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu na última quinta-feira (10/6) ajustes para regras da onda vermelha com Cenário Assistencial e Epidemiológico Desfavorável, categoria estabelece restrições mais rígidas dentro dessa mesma fase do Minas Consciente.

A partir de agora, haverá permissão para academias, clubes e salões de beleza funcionarem nesta etapa do plano, mantendo as medidas sanitárias indispensáveis de prevenção ao vírus.

Com a deliberação nº 161, a Macrorregião Centro-Sul continua sendo considerada como em Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, o que aponta que a situação da pandemia continua crítico.

 

Através do Decreto Nº 5637/2021, o Município de Carandaí acatou as novas regras, que já estão valendo a partir de hoje.

“Apesar das restrições, estamos mais tranquilos em saber que as academias, barbearias e salões de beleza poderão continuar funcionando. É preciso que toda a população siga atentamente as regras de prevenção e evite aglomerações, para que logo nossa região esteja fora da classificação epidemiológica desfavorável. Também é essencial acompanhar a vacinação, e se vacinar assim que chegar sua vez. A única forma de sairmos desta pandemia é com união e consciência”. Disse o Prefeito Vasiquinho.

 

METODOLOGIA

 

A classificação de uma macrorregião nestes cenários é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em que os territórios em onda vermelha passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.“Seguimos em um momento heterogêneo da pandemia, com mais estresse na rede assistencial em alguns locais. Por isso precisamos manter todos os cuidados e reconhecer as necessidades diferentes das regiões para tomada de decisões”, diz o secretário de Saúde, médico FábioBaccheretti.

A partir de novas definições, válidas desde a última sexta-feira (11/6), a onda vermelha com Cenário Desfavorável passou a permitir o funcionamento de academias, clubes e salões de beleza até às19h, mediante agendamento prévio e aferição de temperatura do público na entrada do ambiente. Ouso de máscaras permanece obrigatório, bem como a higienização constante das mãos e demais medidas de prevenção, como o distanciamento social.

O funcionamento de bares e restaurantes também será limitado até 19h, sendo permitido o delivery após esse horário — sem possibilidade de retirada de alimentos e bebidas no balcão. Outros eventos e atrativos naturais e culturais, como festas e shows permanecem proibidos, segundo as determinações do Comitê Extraordinário.

 

Todas as informações sobre o Minas Consciente e sobre as restrições da Onda Vermelha estão disponíveis em www.mg.gov.br/minasconsciente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*