Os professores da rede municipal devem realizar uma manifestação na manhã desta Sexta (18) em Carandaí, onde os manifestantes devem se vestir de preto e caminhar da praça dos Correios, na região central da cidade até a prefeitura municipal demostrando sua opinião contrária a municipalização das escolas.
Segundo uma das professoras, a questão da municipalização das escolas estaduais deve levar os grupos do bairro Ponte Chave e de Pedra do Sino para a administração da prefeitura de Carandaí e alunos do primeiro ao quinto ano podem inclusive sair do bairro e precisar do transporte público para estudar. A professora teme ainda um provável caso de demissões.
Pelas redes sociais, as diretoras e profissionais destas escolas criaram um movimento solicitando ao prefeito não aceitar a municipalização das escolas e devem reforçar o descontentamento amanhã durante a manifestação.
Em contato com o secretário de educação de Carandaí, o professor Marcelo Vagner alegou que causa é legítima, mas que nada nada partiu do setor de educação do Município e que também já teria recebido as diretoras das duas escolas em questão.
Ele alegou ainda que o Projeto de “Mãos Dadas”(municipalização ) é iniciativa da Secretaria de Estado de Educação.
Em contato com o prefeito Vasiquinho, o mesmo alegou a nossa reportagem através de telefone que o governo de Minas pretende municipalizar as duas escolas em Carandaí e que a princípio teria oferecido algumas vantagens, porém até o momento apenas 90 municípios mineiros aceitaram a iniciativa, mas segundo ele o presidente da AMMA teria alertado que em pouco tempo deve haver uma lei obrigando os municípios assumirem as escolas.

Ainda segundo o prefeito, a educação de Carandaí tem competência para assumir as escolas mas ele tem receio na questão dos professores principalmente quando o assunto em pauta é a previdência desses profissionais e só aceitará tal ato se o município tiver garantia de recursos oriundos do estado .
A nossa equipe de reportagem convidou o secretário de educação para uma entrevista, onde o mesmo deve falar sobre o assunto em questão e também sobre uma reunião acontecida com vários prefeitos da cidade tratando do assunto de retorno da aulas presenciais
A entrevista vai ao ar na próxima Segunda (21) na faixa das onze da manhã na rádio Alternativa Fm.