Uma grande corrente tomou conta de Lafaiete via redes sociais neste final de semana. O foco é a solidariedade ao capitão Ronaldo Rosa de Lima. O comandante recebeu um grande apoio e uma corrente em prol de sua permanência à frente da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete, após a veiculação de sua transferência para Barbacena. A decisão do comando do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi tornada pública pelo jornal Estado de Minas na edição do sábado, 11/11, relacionando o fato à declarações do comandante em reportagem publicada no dia anterior sobre preocupação com a estabilidade da Barragem Casa de Pedra, da empresa CSN , em Congonhas.
Rapidamente pessoas tomaram iniciativa de sair em defesa do bombeiro. Veículos de comunicação, políticos, empresários, representantes de várias entidades e pessoas de maneira individualizada começaram a usar as redes sociais manifestando o desejo da permanência do Capitão à frente da companhia com sede em Conselheiro Lafaiete. Entre eles, destaque para dois ex-prefeitos e um deputado:
“Vejo com muita tristeza, revolta e indignação, o nosso amigo capitão Ronaldo ser removido de nossa cidade por ato arbitrário de perseguição contra um profissional, sério e responsável que apenas manifestou a sua preocupação com a segurança da população de Congonhas”, disse José Milton de Carvalho Rocha.
“Isso é uma notícia ruim, desastrosa e infeliz. Comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, não discuto direito, mas, por favor, não tira o Ronaldo daqui de Lafaiete, não. Não faz isso com Lafaiete e região porque não queremos isso. Vamos manifestar até chegar ao senhor governador Fernando Pimentel. Porque queremos o Capitão Ronaldo aqui”, afirmou , Dr. Ivar.
Segundo a assessoria do deputado estadual Glaycon Franco “diante da possibilidade da transferência, uma vez que não houve publicação de qualquer ato neste sentido nos órgãos oficiais, imediatamente – ainda na sexta-feira pela manhã ele entrou em contato com a Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais em defesa da manutenção do comandante Ronaldo em Conselheiro Lafaiete”.
O deputado também comunicou o fato à liderança de governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A nota assinada pelo chefe de Gabinete, Douglas de Carvalho Henriques, afirma ainda que “o deputado Glaycon Franco continuará firme no propósito, de manter em Conselheiro Lafaiete, o comandante Ronaldo Rosa de Lima, tanto porque tem demonstrado valiosa atuação, como ainda tem muito a colaborar com o importante e indispensável trabalho que a 2ª Cia Independente da 2ª Cia do CBMMG tem realizado em toda região”.
Ato público
Outra ação na tentativa de buscar apoio na sensibilização do Comando do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em prol da permanência do Capitão Ronaldo Rosa de Lima em Lafaiete é uma manifestação pública, para a qual a população está sendo convidada a participar, nesta segunda-feira, 13/11, às 15h, em frente à prefeitura.
Alguns organizadores pretendem que no ato o prefeito Mário Marcus manifeste-se publicamente à favor do comandante da 2ª Cia do Corpo de Bombeiros.
Com informações de Gina Costa