POLICIA MILITAR DE CARANDAÍ DIVULGA BALANÇO DAS OPERAÇÕES DE JUNHO

em Cidade/Destaques por

Atuação da Polícia Militar de Carandaí no mês de Junho/15

Realizamos 705 registros, abrangendo operações policiais, boletins de ocorrências e atendimentos diversos aos cidadãos carandaienses.

698 pessoas foram abordadas entre as diversas operações da Polícia Militar realizadas em Carandaí neste período.

Desenvolvemos 178 operações preventivas, dentre as quais destacamos: operação fronteira, blitz de trânsito, operação anti-drogas, batida policial, proteja seu bairro, patrulha da madrugada, entre outras.

A Polícia Militar registrou 94 Boletins de Ocorrências:

* 03 registros por lesão corporal;

* 01 registro por difamação;

* 01 registro por injúria;

* 06 registros por ameaça;

* 03 registros por vias de fato/agressão;

* 07 registros por furtos diversos;

* 01 roubo à mão armada consumado à veículo de carga ocorrido em zona rural;

* 01 roubo consumado à residência em zona rural;

* 06 registros por dano;

* 02 registros por estelionato;

* 02 registros por perturbação da tranqüilidade;

* 01 registro por incêndio;

* 01 registro por desobediência;

* 01 registro por desacato.

Quanto aos eventos relacionados ao trânsito:

* 05 registros de acidentes de trânsito sem vítima

* 02 registros de acidentes de trânsito com vítima não fatal;

* 01 registro por condução de veículo sob influência de álcool;

* 07 registros por falta de habilitação ou permissão para dirigir;

* 12 registros relacionados a infrações de trânsito;

* 01 registro por veículo abandonado em via pública.

* 01 registro por direção perigosa;

Foram confeccionadas 70 notificações de trânsito.

35 registros de ações preventivas com presenças de viaturas policias em frente aos bancos, casas lotérica, correios e estabelecimentos comerciais, visando prevenir, principalmente, explosões de caixas eletrônicos, furtos, roubos e outros crimes.

Importante destacar a Semana Nacional Antidrogas, ocorrida entre os dias 19 e 26 de junho, ocasião em que a Polícia Militar realizou 03 palestras voltadas aos alunos de escolas públicas de Carandaí, com o objetivo de orientar aos jovens sobre os malefícios à saúde causados pelo consumo de drogas ilícitas, como também o consumo abusivo do álcool e cigarro; foram abordadas também as questões sociais e legais que envolvem uso e tráfico de drogas, mostrando às nossas crianças e adolescentes a degradação física e mental que estas substâncias provocam.

PRINCIPAIS OCORRENCIAS REGISTRADAS DURANTE O MÊS DE JUNHO, NA CIDADE DE CARANDAÍ:

ROUBO CONSUMADO À RESIDÊNCIA NA LOCALIDADE DO RETIRO DO BAÚ:

NA DATA DE 02/06/2015, POR VOLTA DE 02:45HS COMPARECEU AO POSTO DE REGISTRO POLICIAL NO TERMINAL RODOVIÁRIO, UM SENHOR VISIVELMENTE ABATIDO E COM VÁRIOS FERIMENTOS NO ROSTO, ALEGANDO TER SIDO VÍTIMA DE UM ROUBO OCORRIDO NA LOCALIDADE RURAL DENOMINADA RETIRO DO BAÚ, PRÓXIMO DA CIDADE DE RESSAQUINHA. DE ACORDO COM A VÍTIMA, NA NOITE ANTERIOR, POR VOLTA DAS 23H00, OUVIU BARULHOS VINDOS DA ÁREA EXTERNA DE SUA CASA, E AO ABRIR A PORTA PARA SE CERTIFICAR O QUE ESTAVA ACONTECENDO, FOI SURPREENDIDO POR HOMENS QUE O RENDERAM, VINDO A ROUBAR-LHE A QUANTIA APROXIMADA DE R$ 1.000,00 ( MIL REAIS ), UMA “TV” DE PLASMA, UM APARELHO CELULAR, E ALGUNS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS. A VÍTIMA RELATOU QUE HAVIA COMENTADO COM ALGUMAS PESSOAS DA COMUNIDADE QUE PRETENDIA COMPRAR UM VEÍCULO “STRADA”, O QUE PODE TER GERADO COMENTÁRIOS ENTRE AS PESSOAS DE QUE A VÍTIMA TERIA DINHEIRO GUARDADO EM CASA. RELATOU AINDA AOS POLICIAIS QUE, DURANTE AÇÃO, OS AUTORES UTILIZAVAM DE UM OBJETO TIPO CANO DE FERRO, O QUE LHE PARECEU SER UM REVÓLVER. DIANTE DOS FATOS, OS POLICIAIS MILITARES ENCAMINHARAM A VÍTIMA AO PRONTO SOCORRO MUNICIPAL ONDE RECEBEU ATENDIMENTO MÉDICO E REGISTROU O OCORRIDO PARA FINS DE INVESTIGAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL.

INCÊNDIO À ESTABELECIMENTO COMERCIAL

NA DATA DE 09 DE JUNHO, POR VOLTA DE 03H20 DA MANHÃ, OS POLICIAIS MILITARES FORAM ACIONADOS E COMPARECERAM À RUA CÂNDIDO SARAIVA NOGUEIRA, PELO PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL ONDE FUNCIONA UM SALÃO DE BELEZA, O QUAL RELATOU QUE HAVIA ESCUTADO UM BARULHO, SEMELHANTE À UM ESTOURO, VINDO DO INTERIOR DO REFERIDO ESTABELECIMENTO, E QUANDO SAIU PARA VERIFICAR, DEPAROU COM UM INCÊNDIO NO IMÓVEL. A SALA DE OPERAÇÕES CONSEGUIU UM CONTATO TELEFÔNICO COM A PROPRIETÁRIA DO SALÃO, QUE FOI ATÉ AO LOCAL PARA ABRIR A PORTA, FACILITANDO A ENTRADA DOS MILITARES; NESTE MOMENTO, FOI CONSTATADO UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM UMA ESTANTE ONDE ESTAVAM PRODUTOS UTILIZADOS NO SALÃO, ALÉM DE REVISTAS E UMA TV DE 14 POLEGADAS; IMEDIATAMENTE, OS MILITARES DESLIGARAM A CHAVE GERAL E CESSARAM AS CHAMAS COM O AUXÍLIO DOS SOLICITANTES. A PROPRIETÁRIA ALEGOU NÃO TER SUSPEITOS SOBRE A AUTORIA DO INCÊNDIO, CASO SEJA CONFIRMADO TER SIDO CRIMINOSO, JÁ QUE NÃO HAVIA NENHUM APARELHO ELETRÔNICO CONECTADO À TOMADA. FOI ACIONADA A PERÍCIA TÉCNICA PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS, E FEITO REGISTRO PARA INVESTIGAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL.

ROUBO À MÃO ARMADA CONSUMADO (VEÍCULO DE CARGA) NA LOCALIDADE DO CAMPESTRE E POSTERIOR RECUPERAÇÃO DA CARGA ROUBADA:

NA DATA DE 09 DE JUNHO, POR VOLTA DE 08H30, COMPARECEU À SEDE DA 120ª CIA PM O SOLICITANTE, O QUAL RELATOU QUE HAVIA SIDO VÍTIMA DE CRIME DE ROUBO. APÓS ACOLHÊ-LO, RELATOU-NOS QUE PERNOITOU NO POSTO DE COMBUSTÍVEL TOCA DO TATU, SITUADO AS MARGENS DA BR 040 ALTURA DO KM 667, NO INTERIOR DE UM CAMINHÃO MERCEDEZ BENZ DE COR BRANCA, PERTENCENTE A EMPRESA MEGA LOG LOGISTICA E TRANSPORTE. RELATOU QUE NAQUELA DATA, ENQUANTO DESLOCAVA PARA LOCALIDADE RURAL DO CAMPESTRE, FOI ABORDADO POR DOIS CIDADÃOS OS QUAIS DESEMBARCARAM DE UM VEÍCULO GOL (BOLA) BRANCO E QUE DE POSSE DE UMA ARMA DE FOGO TERIAM ANUNCIADO O ROUBO, LHE PROVOCANDO CONSTANTES AMEAÇAS DE MORTE CASO REAGISSE. ALEGOU QUE OS AUTORES O COLOCARAM NO INTERIOR DO BAÚ DO CAMINHÃO ,SENDO QUE EM DETERMINADO MOMENTO OS INFRATORES PASSARAM A VÍTIMA PARA O INTERIOR DO VEÍCULO. AFIRMOU QUE LÁ PERMANECEU POR APROXIMADAMENTE 40 MINUTOS ATÉ CHEGAREM EM UM LUGAR SEMELHANTE A UM SÍTIO ONDE FOI COLOCADO EM UM CÔMODO, SOB A VIGILÂNCIA DE UM CIDADÃO ARMADO, O QUAL ERA PARDO, USAVA BONÉ ESCURO E FICAVA NO TELEFONE PERGUNTANDO SE A CARGA JÁ HAVIA SIDO RETIRADA DO CAMINHÃO, NÃO SABENDO PRECISAR MAIS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS DEMAIS ENVOLVIDOS. RELATOU QUE APÓS O TRANSBORDO DA CARGA OS AUTORES DEIXARAM A VÍTIMA NO RESTAURANTE GAUCHÃO. PERGUNTADO SOBRE QUAIS MERCADORIAS HAVIAM SIDO LEVADAS, NÃO SOUBE INFORMAR, ALEGANDO QUE ESTIMA QUE FORAM LEVADAS MERCADORIAS DIVERSAS COM VALOR APROXIMADO DE R$30.000,00 , DENTRE PAPEL HIGIÊNICO E ENLATADOS. AINDA NA MESMA DATA, POR VOLTA DE 12H30, APÓS LEVANTAMENTOS REALIZADOS EM AÇÃO CONJUNTA COM A POLÍCIA CIVIL, FOI DESCOBERTO O LOCAL PARA ONDE A CARGA FURTADA ESTARIA POSSIVELMENTE SENDO LEVADA, NO MUNICÍPIO DE BARBACENA; IMEDIATAMENTE GUARNIÇÕES DA POLÍCIA CIVIL COMANDADA PELO DR ITAMAR, E DA POLÍCIA MILITAR DE CARANDAÍ E BARBACENA, FORAM AO LOCAL AVERIGUAR A DENÚNCIA, ONDE APÓS INTENSO TRABALHO DOS POLICIAIS, RECUPERARAM TODA A CARGA ROUBADA QUE SE ENCONTRAVA ESCONDIDA DENTRO DE UMA RESIDÊNCIA, TENDO SIDO PRESOS A PROPRIETÁRIA DA CASA, QUE CONFIRMOU QUE A EMPRESTOU PARA ESCONDER OS MATERIAIS, E OUTRO INDIVÍDUO QUE TERIA CONFESSADO APENAS QUE AUXILIOU A DESCARREGAR A CARGA ROUBADA, FICANDO AMBOS À DISPOSIÇÃO DA AUTORIDADE POLICIAL DE BARBACENA PARA DEMAIS PROVIDÊNCIAS.

AMEAÇA A CONSELHEIRA TUTELAR- DESACATO- RESISTÊNCIA E DANO A VIATURA POLICIAL:

NA DATA DE 22 DE JUNHO, A POLÍCIA MILITAR FOI ACIONADA PELAS CONSELHEIRAS TUTELARES, ALEGANDO TEREM SIDO AMEAÇADAS POR UMA MULHER QUE TERIA FICADO INCONFORMADA APÓS TER SIDO CIENTIFICADA DA PERDA DA GUARDA DE SEU FILHO DE 04 ANOS DE IDADE, O QUAL ENCONTRAVA-SE RECOLHIDO NA CASA LAR. SEGUNDO RELATO DAS CONSELHEIRAS, A AUTORA TERIA DITO QUE “SE ELAS NÃO DEVOLVESSEM A CRIANÇA, QUE IRIA MATÁ-LAS POIS NÃO TINHA NADA A PERDER; QUE IRIA CORTAR A GARGANTA DE CADA UMA DELAS.” IMPORTANTE RESSALTAR QUE A AUTORA É EX DETENTA E ENCONTRAVA-SE EM LIBERDADE PROVISÓRIA.

DIANTE DO EXPOSTO, FOI DADA VOZ DE PRISÃO EM FLAGRANTE À AUTORA, E APÓS SER INFORMADA DE QUE SERIA CONDUZIDA À PRESENÇA DO DELEGADO DE POLÍCIA, DR ITAMAR, PASSOU A OFERECER RESISTÊNCIA À PRISÃO, NEGANDO-SE A ENTRAR NO COFRE DA VIATURA, SENDO NECESSÁRIO QUE OS POLICIAIS MILITARES UTILIZASSEM DE TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÃO E ALGEMAÇÃO PARA CONTÊ-LA.

DURANTE O DESLOCAMENTO, A AUTORA PASSOU A DESFERIR CHUTES CONTRA O COFRE DA VIATURA, QUEBRANDO PARTE DA LATERAL ESQUERDA DO COMPARTIMENTO, CAUSANDO DANO E PREJUÍZO AO PATRIMÔNIO DA PMMG, ALÉM DE PROFERIR AMEAÇAS DE MORTE AOS POLICIAIS MILITARES.

A AUTORA FOI ENCAMINHADA À PRESENÇA DA AUTORIDADE POLICIAL JUNTAMENTE COM AS TESTEMUNHAS PARA AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.

DICAS DE SEGURANÇA DA POLÍCIA MILITAR:

ASSALTO À RESIDÊNCIA- COMO EVITAR?

Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Os delinqüentes valem-se de nossos descuidos.

Procure proteger as janelas e basculantes com grades sólidas, preferentemente instaladas no lado interno

Proteja a porta da cozinha. Isole aquela dependência durante o repouso noturno trancando as portas intermediárias. Aja da mesma maneira quando se ausentar. Os arrombamentos são mais freqüentes através dos acessos dos fundos da casa.

Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída.

Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica, etc., devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone.

Não guarde valores de monta em sua casa. Faça seguro deles e confie sua custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização. Sempre que possível instale mais de um, instalando um deles fora de seus aposentos particulares.

Use cães adestrados no lado externo da casa. Cachorros de estimação e/ou de pequeno porte devem ficar dentro de casa, principalmente na área dos fundos, onde poderão dar alarme no caso de tentativa de arrombamento.

Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Se residirem fora do emprego, faça uma verificação de endereço antes de empregá-los. Em caso de dúvida, consulte a Polícia.

Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia. Conheça a localização da Delegacia de Polícia de seu bairro.Instrua seus familiares e serviçais de como proceder em caso de perigo iminente ou de simples observação de suspeitos nas imediações.

Quando estiver só em sua casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas (presentes, flores, malas diretas, etc.), não abra sua porta e peça para que volte em outro horário. Se decidir atender, avise pelo telefone um vizinho e peça que ele fique observando o que irá suceder. Havendo outras pessoas na casa, uma delas, devidamente resguardada, deve permanecer alerta vigiando o atendimento.

Use todos os expedientes para dificultar a ação de delinqüentes, desde a simples colocação de trincos e travas de segurança nas portas e janelas, até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis. Colocação de obstáculos internos que impeçam a abertura de portas, quando se ausentar.

Quando ocupar uma nova casa, troque as fechaduras.

Se for sair, evite deixar sua residência com aparência de vazia. Cortinas e persianas completamente fechadas e luzes acessas durante o dia e a noite, são indicativos de morador ausente. Peça ajuda aos seus vizinhos, não deixando acumular jornais e correspondências.

Procure formar uma rede de vigilância comunitária para que haja observação mútua de residências. Tenha sempre bastante atenção ao entrar e sair de casa.

Evite manter armas de qualquer tipo em sua propriedade, pois ao invés de proporcionar segurança, colocará sempre sua família em risco.

ABORDAGEM POLICIAL MILITAR – COMO SE COMPORTAR ?

Siga sempre as orientações dos policiais militares;

Permaneça calmo, e na posição determinada pelo policial, ate que ele permita o seu relaxamento;

Nunca reaja à abordagem;

Não discuta com o policial nem toque nele. Não faça ameaças ou use palavras ofensivas;

Se estiver armado, com as mãos para cima, diga claramente ao policial onde se encontra sua arma;

Evite movimentos bruscos ou que demandem suspeita da sua intenção;

Mantenha as mãos sempre visíveis;

Sua identificação será solicitada após a abordagem, responda claramente às perguntas feitas pelo policial;

Toda abordagem é sempre um momento de risco para o Policial, afinal, cidadãos infratores não levam nenhuma identificação especial;

A abordagem policial não tem como objetivo o constrangimento e sim a sua segurança e de toda população Evite locais suspeitos ou pontos de drogas, em tais locais as chances de uma abordagem são maiores.

Quando na direção de veículos, estacione imediatamente após a ordem do policial. Nunca acelere o veículo, pois isto será um indicativo de que a ordem não foi acatada. Qualquer excesso deve ser denunciado.

O OBJETIVO DA POLÍCIA MILITAR É TRABALHAR PELA SEGURANÇA DE TODOS, SENDO DEVER DO CIDADÃO CONTRIBUIR PARA QUE ESTE PAPEL SEJA CUMPRIDO, SENDO COOPERATIVO E SOLÍCITO ÀS AÇÕES POLICIAIS.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*