O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro Nacional De Monitoramento e Alerta de Desastre Naturais (CEMADEN) e o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), emitiu um alerta para chuvas intensas e altos acumulados de precipitação para várias áreas de Minas, incluindo Carandaí. São esperados índices pluviométricos, nos dias 23 e 24 de janeiro, acima dos 50mm e ventos entre 40 e 60km/h.
As orientações são:
- Se você reside em áreas de risco ou áreas que já tenham registrado desastres anteriormente, procure conhecer junto à defesa civil o plano de contingência para a região, principalmente, rotas de fuga e pontos seguros para utilização em um momento prévio ao desastre;
- Fique atento aos alertas emitidos pelas defesas civis estaduais e municipais;
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Atualização:
O INMET publicou novo aviso se iniciando em: 22/01/2020 11:30hs informando chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.