Falha humana é a maior responsável por acidentes

em Brasil/Destaques por

A BR-040 tem recebido nos últimos meses, melhorias como troca da pavimentação asfáltica e sinalização. Porém, estas melhorias ainda não são suficientes para evitar acidentes graves e seguidos, como os ocorridos nestes últimos dias de dezembro e início de janeiro deste ano. O que leva muita gente a pensar no que pode estar acontecendo. A estrada estava em péssimas condições e os acidentes ocorriam. A estrada melhorou após ser repassada à iniciativa privada e os acidentes continuam.

Cinco pessoas da mesma família  morreram no acidente

Somente nos últimos dias quatro acidentes graves foram registrados na BR-040

Sobre este novo quadro o site de notícias Fato Real ouviu o policial rodoviário Edmar Tonholo, que atua no posto da PRF em Congonhas e atende o trecho da nossa região que fez algumas ponderações. “Infelizmente, nós temos percebido que as melhorias nas estradas trouxe um número maior de acidentes e também acidentes de extrema gravidade. Acredito que seja um somatório: Mais carros nas estradas, pista melhor, maior velocidade e menos cuidado”.

Números

acc5No mais grave, cinco pessoas, entre elas um bebê, morreram

Segundo Tonholo, os números apontam a imperícia e a imprudência como maiores causadoras dos acidentes: “Temos como  afirmar que 93% dos acidentes são por falhas humanas. Isso é triste. Você imaginar que destes 75% são diretamente causados por falha humana, 12% por falta de manutenção dos veículos e somente 6% são por conta das condições da via. É duro, difícil de aceitar. É a comprovação de pensamentos do tipo “comigo não acontece”, “se posso andar a 150 eu vou andar. Dai nos deparamos com choques frontais, onde a chance de sobrevivência é menor. Então a falha humana é mesmo responsável pela maioria dos acidentes”.

A chegada

Estatisticamente também é possível comprovar que muitos acidentes acontecem quando a viagem está perto do fim. “A pessoa está cansada, chegando em casa e costuma abusar da velocidade e relaxar a atenção. Por isso muitos acidentes acontecem em situações que não deveriam; durante o dia, em retas e bem próximo do destino final,” finalizou o policial.

fonte: Fato real

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*