O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado desde 2008 no dia 2 de abril. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como objetivo conscientizar sobre o assunto.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na interação social, além disso essas pessoas costumam apresentar comportamentos repetitivos, e em muitos casos são inflexíveis a mudança de rotina.
Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. O diagnóstico precoce pode melhorar muito a qualidade de vida e a evolução do paciente. Por isso a importância de procurar profissionais especializados.
Em Carandaí, todas as escolas receberão o laço azul como parte integrante do movimento “Abril azul”, lembrando a todos a importância do diagnóstico médico precoce em crianças e combate contra o preconceito.
Segundo o secretário de educação de Carandaí, o professor Marcelo Vagner, que é pai de uma criança portadora de autismo, a informação é a principal arma na luta contra o preconceito e a inclusão de alunos com necessidades especiais será uma das prioridades durante a gestão do atual governo de Carandaí.
Algumas palestras já foram realizadas contando com a presença de educadores do munícipio e professores da Apae.
Sei do potencial do Secretário de Educação de Carandaí pois já trabalhei com o professor Maecelo Vagner quando Diretorcda Escola Estadual São Miguel aqui em Barbacena eu Dupervisora na mesma escola.Sempre atento das prioridades dos alunos.Tenho certeza e afirmo…FELIZES CARANDAIENSES QUEM TEM O CAPACITADO PROFESSOR MARCELO À FRENTE DA EDUCAÇÃO DESTA QUERIDA CIDADE.
Você foi diretora escrevendo assim?