Em análise à um requerimento de uma vereadora sobre o exagero na emissão de gases poluentes pela fábrica Cimento Tupi S.A , vereadores membros da comissão de saúde , saneamento e meio ambiente se dirigiram ao Distrito de Pedra do Sino no dia 18 de Setembro para verificar a atual situação que se encontra a poluição nas residências daquele bairro.
Após conversa com alguns moradores, os mesmos informaram que a poluição vem causando vários agravantes à saúde, dentre estes, coceira nos olhos, problemas respiratórios e danos a vegetação.
Em análise dos fatos narrados pelos moradores, os vereadores membros da comissão constataram a veracidade dos relatos, onde obtiveram provas suficientes.
Em seguida, os vereadores visitaram a fábrica da Tupi onde foram recebidos pelos gerentes industrial, financeiro e também pela engenheira ambiental.
Um dos gerentes admitiu aos vereadores que a fábrica estava operando de forma irregular, pois o filtro está funcionando com a terça parte de sua capacidade e que devido a este problema, a poluição tem aumentado, porém a fábrica comunicou oficialmente à promotoria de justiça e aos órgãos ambientais.
Os gerentes da cimenteira informaram ainda aos vereadores que, num prazo de 45 dias, o problema estaria totalmente sanado e que a empresa já estava providenciando a compra de peças para substituir as danificadas.
Foi informado ainda que um de seus representantes estaria comunicando à Câmara municipal um agendamento para explanar os problemas que vem ocorrendo aos moradores do bairro de Pedra do Sino.
Diante do exposto, os vereadores concluíram que até o presente momento que a fábrica se encontra dentro do prazo estipulado para a regularização do problema e continuam aguardando providências.