COLAPSO NA SAÚDE :PACIENTES DE OUTRAS CIDADES PODEM VIR PARA HOSPITAL DE CARANDAÍ

em Cidade/Destaques por

O secretário Municipal de Saúde de Barbacena, Arinos Duarte, afirmou nesta segunda-feira (22) que a cidade atingiu 100% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no fim de semana por causa da Covid-19.

Nesta segunda-feira, dos 30 leitos de UTI existentes para casos de Covid-19 nos hospitais Santa Casa de Misericórdia, Hospital Policlínica e Maternidade (IMAIP) e Ibiapaba, apenas um está vago. Segundo Arinos, o leito está disponível porque um paciente em tratamento da doença veio a óbito. O número de leitos disponíveis no Hospital Regional da Fhemig não foi divulgado.

Por causa desta situação de colapso na saúde, foi criado um comitê para monitorar a situação. Fazem parte deste grupo a Secretaria Municipal de Saúde, diretores de hospitais, Superintendência Regional de Saúde (SRS) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Em entrevista ao MG1, secretário de Saúde do município afirmou que há possibilidade de transferência de pacientes para Ibertioga e Carandaí. Comitê entre gestores de hospitais e órgãos de saúde foi criado para realizar compra de medicamentos sedativos.

Duarte explicou ao MG1 que há preocupação com a falta de medicamentos sedativos do chamado “Kit Intubação” e de oxigênio.

“Já estamos mobilizando para todos os hospitais juntos conseguirem comprar esses medicamentos porque comprando uma quantidade maior, sai mais baixo e chegam mais rápido esses medicamentos aqui na nossa cidade”, explicou o titular da pasta.

“Assim que superlotar aqui, nós temos que fazer qualquer coisa para tentar salvar os pacientes. Estamos vendo sim a possibilidade de levar os pacientes para outras cidades aqui próximo de Barbacena”, finalizou o secretário.

Segundo o secretário de saúde de Carandaí, a princípio os pacientes com covid não devem vir para a cidade  e devem ser pacientes de outras doenças para a desocupação de leitos e facilitar o atendimento.O secretário de Carandaí disse que também não vai transferir pacientes de leitos clínicos de covid para o município de Barbacena.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*