Moradora de Carandaí Realiza Doação de Medula Óssea em São Paulo para Salvar uma Vida

em Cidade/Destaques por

Em uma atitude de solidariedade e nobreza, a jovem moradora de Carandaí, Francislaine Indianara, viajou até São Paulo – SP para realizar a doação de medula óssea.
A doação será realizada no dia 26 de janeiro (segunda-feira) e a doadora aproveita a ocasião para reforçar a importância de se cadastrar como doador de medula óssea, destacando que gestos assim podem salvar vidas: “Estou dedicando hoje uma parte do meu tempo, o que para o receptor significa anos de vida e uma nova oportunidade de recomeçar.”
O cadastro de doadores pode ser feito através do REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) por pessoas entre 18 e 35 anos, o voluntário cadastrado, caso compatível, pode realizar a doação até os 55 anos.
As informações coletadas através de exames ficam registradas em um banco mundial de dados, aumentando as chances de identificar compatibilidade entre doador e receptor.
Além disso, nossa conterrânea é uma das colaboradoras que organizam as turmas de doadores de sangue de nossa cidade, para que os voluntários possam realizar as doações em cidades vizinhas, como São João del-Rei, Barbacena e Conselheiro Lafaiete, com o transporte custeado pela Prefeitura Municipal de Carandaí.
Neste momento inclusive, está em curso uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea, que visa ajudar não só as pessoas em geral, mas especialmente um morador de nossa cidade que precisa encontrar um doador compatível.
“Campanhas assim oferecem uma oportunidade valiosa de salvar vidas em nossa comunidade, algo incrível e gratificante.”
Contudo, essa doação só foi possível após a confirmação da compatibilidade no final de novembro. Desde então, a doadora passou por exames e, na última quarta-feira (21), iniciou o processo de doação. Todo esse processo dura em média de 5 a 6 dias, contendo várias etapas. Nos quatro primeiros dias a paciente recebe uma medicação para estimular a medula óssea a liberar as células-tronco na corrente sanguínea, facilitando assim a coleta, no quinto dia é feita a coleta e o sexto dia reserva-se ao descanso e recuperação.
Pra quem se interessar ao tema e quiser acompanhar todo o processo de doação podem seguir em seu Instagram @francislaine_indianara.
E para acompanhar as campanhas de doação, entre no Instagram @doarsanguecarandai e faça parte do grupo de WhatsApp.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*