POSSÍVEL CASO DE MAUS TRATOS A ANIMAIS É REGISTRADO EM ZONA RURAL DE CARANDAÍ

em Cidade/Destaques por

Moradores da comunidade do “ Souza” em Carandaí denunciam um possível caso de maus tratos a animais que terminou com um cão morto na manhã desta quinta (20) e segundo os mesmos, a pratica já pode ter acontecido outra vez há cerca de quinze dias atrás, onde outro animal foi morto em circunstâncias parecidas.

Um morador do local flagrou um cão agonizando pela manhã e suspeita que o mesmo possa ter sido vítima de envenenamento.

No vídeo enviado ao Carandaionline é possível ver o animal em estado de sofrimento agonizando por uma suspeita de envenenamento, porém até o fechamento desta edição não havia denúncias junto a polícia militar pelo fato.

Todas as denúncias contra os agressores podem ser feitas anonimamente. 

No Brasil, de acordo com a lei nº 9.605/98, maltratar um animal é crime e o agressor pode ser punido com multas, apreensão do animal, e até mesmo preso. Muitas pessoas sentem medo de denunciar um parente ou vizinho, e acabam fazendo vista grossa para o crime. Não devemos nos calar jamais e ser conivente ao presenciar um cachorro ou qualquer outro animal (doméstico, silvestre, nativo ou exótico) sendo maltratado. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), o Disque-Denúncia da Polícia Judiciária Civil e o Disque Denúncia Estadual, o crime de maus-tratos contra animais lideram o terceiro lugar no ranking de denúncias anônimas. Para quem tem receio de fazer uma denúncia, ela pode ser feita anonimamente através do Disque Denúncia e em outros órgãos públicos.

Maltratar um animal vai muito além da agressão

Infelizmente, há muitas pessoas cruéis que agridem os cães e usam motivos absurdos para praticar tal ato. Problemas de comportamento, como “meu cachorro faz xixi no lugar errado, ele deve aprender de algum jeito”, ou “ele destruiu meus objetos pessoais, precisa ser castigado”, por exemplo, são constantemente utilizados pelos agressores. Contudo, não é “somente” em casos de ataque ao animal que a denúncia deve ser feita. Além disso, outras ações também se enquadram como maus-tratos e devem ser denunciadas. Veja quais são: – Abandonar o animal – Ferir, mutilar ou envenenar – Manter preso permanentemente em correntes – Manter em locais pequenos e sem higiene – Não abrigar do sol, da chuva e do frio – Deixar sem ventilação ou luz solar – Não dar comida e água diariamente – Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido – Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força Em todos esses e outros casos, temos o dever de prestar queixa contra o agressor e exigir que as autoridades tomem providências o quanto antes.

COMO DENUNCIAR DE FORMA ANÔNIMA?

Primeiramente, ao ligar para as autoridades, é muito importante ter informações que dê embasamento à denúncia. Informe o local, horário e data que você presenciou o crime. Se preferir, diga que não quer se identificar, mas que deseja relatar tudo o que está acontecendo. Independente da situação, registre as condições do cachorro através de fotos e vídeos, pois são documentos que servirão como provas. Quanto mais detalhes tiver, melhor. Não precisa ter medo de denunciar, você é apenas uma testemunha do caso. Contudo, há também o trabalho incrível dos protetores independentes. Primeiramente, o cidadão entra em contato e relata toda a situação. O protetor faz o resgate, dá a assistência médica necessária e encaminha o animal para adoção. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*