Carandaí recebe profissionais do programa ‘Mais Médicos’

em Cidade/Destaques por

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de seis cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes receberão mais médicos cubanos, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Os profissionais estrangeiros desembarcaram na última Segunda (26) em Belo Horizonte.

A iniciativa faz parte do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Os municípios terão um, dois ou três médicos, conforme a lista da SES:

  • Além Paraíba: uma médica;
  • Barroso: uma médica;
  • Carandaí: um médico e uma médica;
  • Leopoldina: uma médica;
  • São João del Rei: um médico e duas médicas;
  • Ubá: uma médica.

Segundo informações divulgadas pelo Estado, 54 médicos desembarcaram e outros 22 profissionais devem chegar até esta quarta-feira (28). A lista com o destino dos profissionais ainda não foi divulgada.

Ainda segundo a secretaria, os novos profissionais vão prestar atendimento na atenção primária, que é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Não há informação sobre a data em que os médicos desembarcam nas cidades da Zona da Mata.

A prefeitura ainda não informou  sobre os locais de atuação  e como serão os atendimentos à população.

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 pelo governo federal e consiste no recrutamento de profissionais graduados no Brasil e fora do país, brasileiros e estrangeiros, para atuar nas áreas com maior necessidade.

De acordo com as informações da superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Paula Medrado, os profissionais chegam para suprir a manutenção do programa solicitada pelos municípios mineiros.

O grupo passou por um período de capacitação no Distrito Federal antes de chegar a Minas Gerais e se trata de profissionais com formação em medicina preventiva para atuar em unidades básicas de saúde.

Fonte G1 zona da mata

CLIQUE AQUI E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*