A Câmara Municipal de Carandaí publicou nesta semana o aviso de abertura do Processo Licitatório nº 18/2025, referente ao Pregão Eletrônico nº 8/2025, com objetivo de adquirir um veículo automotor zero quilômetro. O valor estimado da contratação é de R$ 166.767,50.
De acordo com o edital, o período de recebimento de propostas vai de 17 de setembro até 1º de outubro de 2025, às 12h45, quando será realizada a sessão de disputa de preços. A modalidade escolhida é a de menor preço por item, conforme a Lei nº 14.133/2021 e demais legislações vigentes.
A medida, no entanto, gera polêmica. Atualmente, a Câmara já conta com um carro em boas condições de uso, o que levanta questionamentos sobre a real necessidade da compra e abre margem para críticas sobre possível desperdício de dinheiro público.
A reportagem do Carandaionline entrou em contato com a Casa Legislativa para obter esclarecimentos. Em resposta, a assessoria informou apenas que a compra ainda não foi realizada, mas não respondeu se, em caso de efetivação da aquisição, o Legislativo pretende manter os dois veículos.
O aviso de pregão está disponível no site da Câmara Municipal de Carandaí .
Em consulta as principais montadoras existentes no Brasil foi possível verificar que o valor investido neste veículo oficial é possível comprar modelos de luxo como o Fiat Fastback,Renault Duster , Honda HRV e Volkswagen Nivus, este último contando inclusive com motor turbo de fábrica.