BLOQUEIO DE INFORMAÇÕES A IMPRENSA: SECRETARIA DE SAÚDE NÃO VAI MAIS DIVULGAR QUANTIDADE DE VACINAS RECEBIDAS EM CARANDAÍ

em Cidade/Destaques por

O acesso a informação por profissionais de imprensa ficou prejudicado nesta semana, onde a secretaria municipal de saúde de Carandaí alegou que não vai mais informar quantas doses de vacina a cidade vai receber.

O acesso a informação, a transparência na quantidade de doses recebidas ficam agora menos acessíveis a população com o bloqueio de informação a imprensa em um momento em que o país vive a pior fase desde o princípio da pandemia e mortes por covid começam a fazer parte do boletim diário da cidade

Na semana passada, após anúncio pelo governo de Minas de que o estado receberia uma nova remessa de vacinas, nossa equipe de entrou em contato com a secretaria municipal de saúde para ter acesso a informação sobre quantas doses chegariam novamente na cidade de Carandaí, porém foi informado a nossa reportagem que a quantidade exata seria revelada apenas no momento em que os agentes de saúde estivessem em Barbacena para recolher o lote.

Ainda na manhã desta Segunda (22) e aguardando por todo período da tarde pela informação oficial, o secretário de saúde do município alegou que não vai divulgar a quantidade de doses recebidas nesta data e que foi orientado pela superintendência de Barbacena.

O secretario enviou pelas redes sociais uma matéria relatando um furto de vacinas em Natal,no Rio Grande do Norte porém não apresentou nenhum documento oficial da superintendência de saúde bloqueando o acesso da imprensa a informação.

Ainda de acordo com ele, os dados são publicados no site da Secretaria Estadual de saúde, porém em outras ocasiões a cidade já recebeu uma quantidade menor do que foi anunciada pelo governo do estado.

Sobre isso o secretario de saúde afirmou que desde Sábado o Ministério da saúde enviou uma nota onde os estados e os municípios não devem mais fazer reservas de segundas doses e todas serão aplicadas.

Essa é a oitava remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde. A expectativa é vacinar, com ela, 242.782 pessoas, referentes a mais 7% dos trabalhadores de Saúde e 47% dos idosos de 75 a 79 anos, conforme as recomendações do governo federal. A orientação do Estado é que as prefeituras sigam as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI) e apliquem as doses de acordo com o público-alvo e a quantidade destinada, para que não haja desabastecimento de imunizantes.

A equipe de reportagem do Carandaionline e da rádio Alterrnativa Fm acreditam que o acesso preciso as informações e a transparência no processo de vacinação do povo carandaiense são armas importantes no combate a pandemia bem como as mortes acontecidas na cidade, porém com o bloqueio de informações para a imprensa por parte da secretaria a transparência na vacinação em Carandaí fica prejudicada, uma vez que a população não tem acesso a dados precisos sobre quantidade de doses e  o trabalho da imprensa fica prejudicado no seu sentido de levar a informação correta sobre a maior crise da saúde vivida nos últimos tempos,bem como o processo de vacinação na cidade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*